Palmas - Tocantins
sábado, 19 de abril de 2025

Em capacitação com mais de 1,4 mil docentes, governador Wanderlei Barbosa destaca que PCCR da Educação será enviado à Assembleia ainda este ano

Formação Profe Líderes Docentes é voltada para professores de todas as 13 Superintendências Regionais de Educação que atuam nos programas Avança Mais e Aprova Brasil

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou na manhã desta quarta-feira, 9, da formação Profe Líderes Docentes, que reúne 1.425 professores das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) que atuam nos programas Avança Mais e Aprova Brasil. A formação teve início na segunda-feira, 7, e segue até sexta-feira, 11, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas.

Em seu discurso, o governador enfatizou como é relevante a capacitação dos profissionais da educação para os avanços alcançados no estado. “Quando vejo professores vindos dos mais diversos municípios, até das comunidades mais remotas, participando de cursos e palestras como essa, eu fico profundamente feliz. É graças a vocês – à dedicação dos nossos educadores, aos projetos que desenvolvem, à busca constante por qualificação e ao compromisso com o ensino – que o Tocantins tem avançado. Os indicadores nacionais mostram essa evolução e ela só é possível, porque temos profissionais comprometidos e apaixonados pela educação. Por isso, valorizá-los é prioridade do nosso governo”, pontuou o governador.

Na ocasião, o chefe do Executivo também destacou que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação deverá ser enviado para a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) ainda este ano. “Estamos finalizando o PCCR da Educação, que será enviado à Aleto. Mas queremos fazer isso de forma dialogada, ouvindo os profissionais da categoria. Não vamos encaminhar um projeto que não tenha aceitação da maioria. Nosso compromisso é claro: melhorar a vida e a carreira dos nossos professores”, acrescentou o governador Wanderlei Barbosa.

Sobre o evento

A iniciativa, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como objetivo fortalecer a qualidade da educação no Tocantins, orientando os educadores envolvidos nos programas por meio da apresentação de inovações metodológicas, estudo de material didático e troca de experiências entre os participantes.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, salientou a importância do evento. “É um momento muito importante para o estado. Nós lançamos o Avança Mais Tocantins e o Aprova Brasil e, esta semana, estamos recebendo mais de 1,4 mil professores em Palmas para discutirmos esses programas tão importantes. Já formamos diretores, coordenadores e assessores das regionais; e agora, é o momento dos professores. A semana toda está repleta de palestras e oficinas. Os professores que estão vindo do interior ficam dois dias conosco na capital, em uma imersão. E é isso que nós estamos fazendo na busca de uma educação cada vez mais qualificada”, ressaltou o secretário.

A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional da Seduc, Anice Moura, explicou a programação do evento. “Estamos aqui recebendo os professores de todas as nossas superintendências regionais que irão trabalhar com o programa Aprova Brasil. No encontro, vamos trabalhar as habilidades para a recomposição das aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática, e também com o nosso programa Avança Mais. Iniciamos na segunda-feira com um grupo de professores e estendemos até a sexta-feira. Além de palestra, temos oficinas e workshops”, reforçou.

Um dos destaques da programação desta quarta-feira, 9, foi a palestra do cordelista e escritor Bráulio Bessa, intitulada Professor: o poeta da transformação, que trouxe uma reflexão inspiradora sobre a missão do educador na transformação de vidas. “Mas é impossível que eu esteja aqui com vocês, falando da minha história, falando sobre sonhos, sobre educação sem chegar nesse lugar. Porque esse lugar foi construído por meio da educação. O primeiro tijolo da minha casa nasceu em uma sala de aula”, evidenciou o escritor durante sua palestra.

Programas

O Programa de Correção de Fluxo Avança Mais busca reduzir a distorção idade-série e minimizar déficits de aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais do Tocantins. Já o Aprova Brasil tem o intuito de fortalecer as competências em leitura e matemática, por meio da adoção de materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento

Abertura da programação, realizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu...

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual...

Em Pedro Afonso, Polícia Civil prende homem investigado por tráfico de drogas

Indivíduo quando menor já chegou a ser apreendido  por...