Palmas - Tocantins
terça-feira, 15 de abril de 2025

Projeto Cantigas de Roda e Brincadeiras realiza atividades em Porto Nacional e Paraíso nesta semana

Nesta semana, mais de 650 crianças participaram das atividades do projeto Cantigas de Roda e Brincadeiras, nas cidades de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. A iniciativa é realizada pelo CA Soluções Pedagógicas, contemplada com recursos dos editais do Programa Rouanet Norte.

O projeto levou às comunidades escolares momentos de ludicidade e resgate da cultura tradicional, além da distribuição gratuita de uma cartilha contendo as brincadeiras mais citadas no estado.

Atividades em Paraíso do Tocantins

Nesta sexta-feira (11), cerca de 500 crianças da Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, em Paraíso do Tocantins, participaram das ações do projeto. O evento, que ocorreu durante todo o dia, também contou com a presença de alunos da Universidade da Maturidade (UMA).

A equipe do projeto — composta por pesquisadores, palhaços e músicos — convidou o público para uma verdadeira viagem no tempo, resgatando o período em que as cantigas e brincadeiras de roda faziam parte do cotidiano infantil nas praças e ruas das cidades tocantinenses.

O secretário municipal de Educação, Deley de Oliveira, que prontamente acolheu a iniciativa e mobilizou a comunidade escolar, destacou que a ação reúne aspectos lúdicos, teóricos e culturais, fundamentais para o resgate das brincadeiras tradicionais.

Atividades em Porto Nacional

Na terça-feira (08), foi a vez da Escola União e Progresso, da rede municipal de Porto Nacional, receber o projeto. A secretária de Educação do município, Joana Gomes, ressaltou a importância de valorizar essas práticas como forma de tirar as crianças das telas e reconectar com a cultura popular.

A gestora da escola observou que os alunos já têm o hábito de brincar de roda, e que o projeto vem reforçar ainda mais a relevância dessa prática.

O estudante Daniel Barbosa, do 2º ano do Ensino Fundamental, ficou encantado com o workshop: “Nunca imaginei que existissem tantas brincadeiras como as da cartinha. Amei e achei linda!”, afirmou.

A coordenadora do projeto, Alsirene Feitosa, destacou que metade das cidades já foi contemplada e que cada novo público traz surpresas, encantamento e a certeza da importância dessa ação.“O papel da gestão municipal é fundamental para o sucesso do projeto. Saímos desses dois municípios gratos pelo engajamento das gestões”, afirmou Alsirene.

Pesquisa e Cartilha

Para embasar todo o trabalho da equipe, foi realizada uma pesquisa nos meses de janeiro e fevereiro nas seis cidades que receberão o projeto. Um questionário foi aplicado para mapear as principais brincadeiras e cantigas que fazem parte do imaginário coletivo dos tocantinenses.

O resultado deu origem a uma cartilha que reúne as brincadeiras e cantigas mais citadas pelos entrevistados. Em Porto Nacional, foram distribuídas 300 unidades da cartilha, permitindo que a ação ecoe para além do evento.

A pesquisadora Lara Regina de Abreu, responsável pela coleta de dados em Miranorte, destacou a importância do mapeamento:
“Foi fundamental para que as crianças pudessem ter novamente contato com elementos tão importantes da nossa cultura popular.”

Calendário de Ações

O projeto Cantigas de Roda e Brincadeiras percorrerá seis cidades do Tocantins. As próximas datas são:
• 11/04 – Paraíso do Tocantins
• 25/04 – Palmas
• 26/04 – Miracema do Tocantins
• 30/04 – Lajeado

Programa Rouanet Norte

Cantigas de Roda e Brincadeiras é uma das 125 iniciativas contempladas pelo Edital do Programa Rouanet Norte, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

O projeto foi selecionado no âmbito da Lei Rouanet, que destinou R$ 24 milhões para fomentar a cultura na Região Norte do país, com o objetivo de reduzir a disparidade na distribuição de recursos culturais e valorizar as especificidades de uma região historicamente marginalizada.

A ação conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (Basa) e parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado