Palmas - Tocantins
domingo, 20 de abril de 2025

Investimentos da BRK em saneamento colocam Palmas e Araguaína entre as cidades mais sustentáveis da região norte do Brasil 

Capital do Tocantins já havia sido reconhecida como a melhor em saneamento básico da região, segundo ranking do CLP

Com 100% da população urbana atendida com água tratada e mais de 80% com esgoto coletado e tratado em Palmas, e 35% de esgoto coletado e tratado em Araguaína, os dois maiores municípios do Tocantins foram reconhecidos como as cidades mais sustentáveis da Região Norte do Brasil. O ranking, elaborado pela Bright Cities, avalia a qualidade da gestão pública e a oferta de serviços urbanos em áreas essenciais como infraestrutura, meio ambiente e saneamento básico. A BRK, concessionária de saneamento, desempenhou papel fundamental para a conquista.

Das 336 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes avaliadas, Palmas e Araguaína se destacaram pela busca do crescimento sustentável. Araguaína, inclusive, foi a única cidade do interior da Região Norte a figurar entre as mais sustentáveis do país.

A diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, ressalta que o destaque na área de saneamento não é novidade para Palmas. “No início do ano, a capital tocantinense conquistou o primeiro lugar no ranking de saneamento básico da Região Norte, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP)”.

Os investimentos da concessionária em Palmas e Araguaína ultrapassaram R$ 300 milhões nos últimos três anos, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população e contribuindo para o reconhecimento nacional. Um exemplo é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, em Araguaína, que venceu o Prêmio Melhores e Maiores Obras (PMMO) 2024.

A diretora de operações atribui o reconhecimento aos investimentos contínuos da concessionária. “Ao longo dos anos, diversos indicadores demonstram o compromisso entre a BRK, o poder municipal e estadual, visando a evolução da cidade rumo à universalização do saneamento básico”, afirma.

 Infraestrutura de saneamento em Palmas e Araguaína

Atualmente, Palmas conta com três Estações de Tratamento de Água (ETA 006, ETA 007 e ETA 003), além de sistemas independentes nos distritos de Taquaruçu, Buritirana e Taquari. No que diz respeito ao esgoto, a capital possui três Estações de Tratamento: as ETEs Aureny e Santa Fé, localizadas na região sul, e a ETE Norte.

Em Araguaína, há duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): ETE Lontra e Vila Azul, que desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente da região. A ETE Lontra, em particular, tem capacidade para tratar 395 litros de esgoto por segundo e visa beneficiar mais de 190 mil moradores. Somente em 2024, o trabalho da BRK em Araguaína evitou que mais de 1 bilhão de litros de esgoto fossem despejados em rios da região.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento

Abertura da programação, realizada pela Prefeitura de Palmas, ocorreu...

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual...