O Poder Judiciário do Tocantins está alertando seus usuários sobre a circulação de e-mails falsos que simulam o envio de push de processos judiciais. Criminosos estão utilizando informações processuais verdadeiras e enviando mensagens se passando pela instituição, usando o endereço eletrônico: nao_responda@tjto.jus.br para confundir os destinatários.
Diante de casos comunicados ao Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a orientação é que os usuários fiquem atentos aos sinais que indicam que a mensagem é falsa.
Por exemplo, o TJTO envia apenas um push processual por e-mail. Portanto, se a pessoa receber uma mensagem com notificações de vários processos, deve desconfiar. Outro ponto a ser observado é que processos listados no e-mail falso não estão vinculados ao cadastro ou aos casos em que o usuário atua.
O e-mail também contém um link que aparenta ser do sistema eproc, mas ao passar o mouse sobre ele (sem clicar!), a pessoa verificará que o endereço real é outro, direcionando para sites maliciosos.
O que fazer?
O Poder Judiciário do Tocantins orienta aos usuários que, ao receberem mensagens suspeitas, não cliquem em nenhum link e apaguem imediatamente o e-mail falso. Se possível, a pessoa deve informar o ocorrido ao suporte técnico do TJTO: (63) 3142-2165.
Em caso de dúvida, o usuário deve procurar os canais oficiais de comunicação do Poder Judiciário do Tocantins.
Saiba mais
O push é um serviço de envio de e-mail automático contendo as últimas movimentações de processos previamente cadastrados. O push do eproc envia e-mail sobre o andamento processual, como inclusão de documento, assinatura de documento e envio de processo.