O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), participou, na noite desta quarta-feira, 23, da solenidade de promoção de mais de 1.200 policiais militares, entre praças e oficiais. A cerimônia incluiu também a entrega da Medalha Tiradentes a membros da corporação e a personalidades civis. O evento ocorreu no pátio do Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em Palmas.
Em discurso, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), destacou o reconhecimento aos policiais e os avanços do Estado. “Esta promoção é um ato de valorização não apenas da Segurança Pública, mas de toda a sociedade tocantinense, que conta com uma das polícias mais gloriosas do Brasil: a PM do Tocantins”.
Amélio ressaltou que as promoções fortalecem a capacidade da Corporação em garantir segurança, fator essencial para o desenvolvimento do Tocantins, e citou conquistas estaduais, como a redução do desemprego e o Selo Ouro em educação. “A Assembleia Legislativa está comprometida com esse progresso, e temos orgulho de fazer parte de um dos estados com os melhores índices de segurança do Norte”, afirmou.
O governador Wanderlei Barbosa enalteceu a PMTO e reforçou o compromisso do Governo com a valorização da categoria. “Promover mais de 1.200 militares e conceder medalhas é uma grande satisfação. Estamos corrigindo injustiças do passado e garantindo condições dignas a quem serve com dedicação”.
Já o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, classificou o evento como histórico, realizado em alusão ao Dia de Tiradentes (21 de abril), com 1.224 promoções e mais de 3 mil condecorações. “Um marco para a instituição”.
Promoções
Foram promovidos 1.224 militares: 1.193 praças e 31 oficiais. As principais patentes contempladas foram 1º e 2º sargento do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), além de cabos e tenentes-coronéis.
Autoridades presentes
Além do presidente da Aleto, participaram do evento os deputados Moisemar Marinho (PSB), Jorge Frederico (Republicanos), Wiston Gomes (PSD), Olyntho Neto (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos), Claudia Lelis (PV), Janad Valcari (PL), Eduardo Fortes (PSD) e Gipão (PL).
Também acompanharam a solenidade a primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero; a desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa; o presidente do Tribunal de Contas, Alberto Sevilha; o ex-prefeito de Palmas Fenelon Barbosa (pai do governador); secretários estaduais e outras autoridades civis e militares.