Palmas - Tocantins
terça-feira, 15 de julho de 2025

BRK promove oficinas de biojoias em alusão ao Mês do Meio Ambiente

As ações são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmas e buscam incentivar a sustentabilidade e valorizar o artesanato brasileiro

Com olhar atento a cada técnica aplicada na confecção das peças feitas com materiais naturais, Zenilda Marcel Martins, moradora do setor Taquari, participa com entusiasmo da oficina de biojoias promovida pela BRK no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região, nesta quarta-feira, 11. “Estou amando participar da oficina! Quero aprender a confeccionar para presentear os filhos, os netos e até outras pessoas”, ressalta.

A iniciativa, que integra a programação do Mês do Meio Ambiente, consiste na produção de joias artesanais utilizando sementes, fibras vegetais e outros insumos naturais. O objetivo é incentivar práticas sustentáveis, fomentar o empreendedorismo e valorizar a cultura artesanal local. As oficinas acontecem durante todo o mês de junho nos CRAS de Palmas.

A instrutora Maria Eunice explica que o processo de criação das biojoias envolve diversas etapas. “O Tocantins é rico em sementes, madeiras, palhas — tudo natural. Vamos à natureza, colhemos com muito cuidado e respeito. Depois, os materiais passam por lixamento, furação e tingimento natural, que também ensino durante o curso. Evitamos ao máximo o uso de produtos industrializados”, destaca.

Para a gerente de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karinne Matos, a oficina é uma ferramenta de transformação social. “Queremos proporcionar momentos de socialização, integração e aprendizado sobre o meio ambiente. A biojoia é mais do que um acessório: ela carrega a identidade cultural do nosso bioma e impulsiona a economia criativa”, conclui.

Além disso, ao final do curso, os participantes podem levar para casa as peças produzidas, além de sementes da planta Cosmos sulphureus — conhecida como cosmo —, utilizadas na decoração de bolos e saladas. A planta também é benéfica para polinizadores, como as abelhas.

A coordenadora do CRAS Taquari, Ruth Trindade, destaca a importância da parceria entre a BRK e a prefeitura. “É uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento de novas habilidades na comunidade, além de promover a preservação ambiental. As participantes estão envolvidas, aprendendo algo que pode gerar renda para suas famílias. Somos muito gratos por essa oficina”, enfatiza.

Para a assistente social da BRK, Gyulia Soares, a oficina vai além do artesanato. “Trata-se de uma ação que promove sustentabilidade, geração de emprego e renda, além de fortalecer os laços comunitários”, afirma.

Confira a programação das oficinas de biojoias:

09/06 – 14h

CRAS Karajá II (Santa Bárbara)

11/06 – 8h

CRAS Xerente

11/06 – 14h

CRAS Krahô

12/06 – 8h

CRAS Karajá I (Aureny III)

12/06 – 14h

CRAS Kanela

13/06 – 8h

CRAS Javaé

23/06 – 14h

CRAS Taquaruçu

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Setor de serviços no Tocantins cresce 8,3% no acumulado de 2025, aponta IBGE

Dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que...

Procon Palmas apreende produtos vencidos em ação de fiscalização

Denúncia anônima leva à apreensão de de produtos impróprios...

Presidente da Aleto, Amélio Cayres participa das comemorações do aniversário de Pedro Afonso

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...