Edital construído com escuta popular garante cotas para moradores de Taquaruçu, Buritirana e Taquaruçu Grande
Teve início nesta terça-feira, 8, o período de inscrições para o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). E a edição de 2025 já começa com um ingrediente especial: a participação ativa da comunidade na construção do edital, que assegura cotas específicas para moradores dos distritos de Taquaruçu, Buritirana e da região de Taquaruçu Grande.
As inscrições seguem até 16 de julho, com atendimento presencial no Centro de Atendimento ao Turista (Catur), em Taquaruçu, e no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, na Av. NS-10, sempre das 13h às 17h. O festival será realizado de 4 a 7 de setembro de 2025.
Realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), o festival reafirma seu compromisso com a valorização da culinária local. “A reserva de vagas para a comunidade de Taquaruçu e região não é apenas uma medida técnica, mas um reconhecimento do papel essencial que essas comunidades desempenham na identidade do FGT”, destaca a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira. A Agtur realizou duas escutas com a comunidade local para construção do edital do FGT 2025.
Categorias
O edital contempla duas categorias principais para participação. A primeira é Circuito Gastronômico, voltado para pessoas físicas residentes em Palmas, com subdivisões nas modalidades: comidinhas salgadas, pratos salgados, pratos doces, trailer/food truck, alimentação funcional e drinks regionais (esse último não competitivo). E ainda a Rota Gastronômica, que é exclusiva para empresas localizadas na região de Taquaruçu e poderão concorrer com prato salgado, prato doce, alimentação funcional e comidinha salgada.
Ao todo, 50 pratos serão selecionados para participar do concurso gastronômico, que distribuirá R$ 150 mil em premiação entre os três melhores classificados em cada categoria.
Regional
Uma das exigências do concurso é que as receitas inscritas sejam inéditas e levem obrigatoriamente ao menos um ingrediente regional como base principal. A ideia é valorizar os sabores do cerrado e incentivar a criatividade na harmonização com a cultura local. O edital informa que inscrições com pendências na documentação não serão aceitas.
Além disso, todos os inscritos deverão participar do IV Workshop de Ficha Técnica e Harmonização de Pratos, que será realizado no dia 30 de julho. A etapa de avaliação dos pratos ocorrerá entre 4 e 8 de agosto. A homologação das inscrições será publicada no Diário Oficial do Município em 21 de julho. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Palmas.
Como se inscrever
Para efetivar a inscrição, os interessados devem apresentar a seguinte documentação obrigatória:
• Ficha de inscrição e ficha técnica do prato (disponível para download);
• Cópias do RG, CPF e comprovante de residência;
• Certidões negativas: municipal, estadual, federal e trabalhista;
• Declarações formais atestando ausência de vínculo com a administração pública e com as comissões organizadora e julgadora;
• Termo de compromisso quanto à produção dos alimentos durante o festival;
• Autorização de uso de imagem (conforme anexos do edital).
Para empresas, será necessário ainda apresentar:
• Cópia do contrato social;
• Certidão de regularidade junto aos órgãos fiscalizadores;
• Comprovação de vínculo formal do representante com a empresa.