Tecnologia eletromagnética garante alta precisão nas medições, mesmo em condições climáticas extremas
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, realiza, nesta semana, a instalação de novos radares na Avenida Teotônio Segurado e em outras vias da Capital. A escolha dos locais segue critérios técnicos baseados em estudos feitos pelo órgão que consideram o histórico de acidentes, fluxo de veículos e a presença de escolas, hospitais ou áreas de grande circulação de pedestres.
Os equipamentos instalados possuem sensores Doppler, uma tecnologia que opera a partir da captação de ondas eletromagnéticas e que, ao contrário dos sensores antigos, permite a medição da velocidade sem exigir recortes no asfalto. Estes novos sensores também operam independentemente das condições climáticas.
A pasta destaca que a montagem dos radares segue as normas definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e são verificadas por agentes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Segurança (Inmetro).
Segurança e mobilidade
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Palmas com a preservação de vidas. “Estamos investindo em tecnologia de ponta, que, além de oferecer medições precisas, causa menos impacto na infraestrutura das vias. Queremos conscientizar motoristas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade, especialmente em locais sensíveis”, destaca.
Confira os locais em que estão sendo instalados os 15 novos radares: