Ação foi nacional, coordenada pelo Inmetro, e teve como foco os eletrodomésticos de maior uso nas residências brasileiras, como televisores, refrigeradores, máquinas de lavar e condicionadores de ar
A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou de 04 a 08 de agosto de 2025 a Operação Especial Eficiência Energética. A ação fez parte das operações especiais de fiscalização conduzidas pelo Inmetro e teve como foco os eletrodomésticos de maior uso nas residências brasileiras, como televisores, refrigeradores, máquinas de lavar e condicionadores de ar.
No Tocantins, a ação aconteceu na região central do Estado, na cidade de Palmas. A operação verificou se os eletrodomésticos apresentam a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que fornece informações sobre o desempenho energético dos equipamentos.
De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa, a operação especial é de extrema importância pois “representa para a sociedade a oferta de mais segurança ao consumidor,destacando a importância do conhecimento antes de efetuar a compra”, destaca o gestor da AEM.
Nesta ação foram feitas seis visitas técnicas a estabelecimentos comerciais, com a fiscalização de 154 produtos e não foi encontrada nenhuma irregularidade.