Acidente vitimou Natanael Damasceno Costa, no dia 5 de agosto deste ano
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia de Polícia Civil de Araguatins, concluiu na manhã desta terça-feira, 12, o inquérito que investigava um acidente de trabalho ocorrido em Araguatins, que vitimou Natanael Damasceno Costa, 23 anos, no dia 5 de agosto deste ano. Durante a execução do serviço, a vítima sofreu uma descarga elétrica, perdeu o equilíbrio e caiu de uma altura considerável, onde foi a óbito ainda no local.
De acordo com as investigações, uma empresa do município contratou uma outra empresa terceirizada para realizar reparos nas câmeras do sistema de vigilância. Apesar de ter sido advertida sobre a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a empresa terceirizada não seguiu as orientações do setor de fiscalização de segurança do trabalho da contratante.
A investigação concluiu que houve negligência quanto ao cumprimento das normas de segurança do trabalho, especialmente pela ausência de EPIs adequados, em um cenário de risco evidente de choque elétrico e queda em altura, resultando no indiciamento do responsável pela empresa terceirizada pelo crime de homicídio culposo.
O delegado responsável pela 11ª DP de Araguatins, Gilmar Silva de Oliveira, reforçou que a apuração foi fundamental para esclarecer as circunstâncias do acidente e garantir que a responsabilidade seja devidamente atribuída. “Este caso evidencia a importância do cumprimento rigoroso das normas de segurança do trabalho. A negligência pode levar a consequências trágicas, como a perda de uma vida. A Polícia Civil segue firme no compromisso de investigar e responsabilizar aqueles que colocam em risco a integridade dos trabalhadores”, afirma.
Após conclusão dos procedimentos, a autoridade policial formalizou o indiciamento da empresa investigada e remeteu o inquérito ao Poder Judiciário para as providências legais cabíveis.