Araguaína/TO – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28/08/2025), a “OPERAÇÃO DOMUS MAGNA” com o objetivo de desarticular grupo criminoso investigado por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no município de Angico/TO.
Nesta etapa da investigação, policiais federais cumprem nos municípios de Angico/TO, Tocantinópolis/TO, Araguaína/TO e Ananás/TO, 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal em Araguaína/TO. Entre os suspeitos estão uma servidora pública municipal de Angico/TO e alguns familiares.
Indícios apontam que foram desviados recursos da prestação de serviços da Prefeitura de Angico/TO, por meio de empresas pertencentes aos próprios familiares da servidora.
De acordo com o Inquérito Policial, os suspeitos teriam arregimentado outras pessoas para receberem os valores desviados, as quais atuariam como “laranjas”, realizando o repasse da maior parte do dinheiro para o grupo criminoso e ficando com uma pequena parcela a título de recompensa pela participação nos crimes.
Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosas, cujas penas somadas podem chegar a 12 (doze) anos de prisão. A estimativa é de que o prejuízo aos cofres públicos supere R$ 5.000.000,00 (cinco
milhões de reais).
“DOMUS MAGNA”, significa Casa Grande em latim. O nome da operação é uma referência ao envolvimento de diversos familiares da servidora pública com as fraudes sob investigação.