Palmas - Tocantins
quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Análise: Brasil tem a segunda maior taxa de juros reais do mundo, atrás apenas da Turquia e quase o dobro do praticado pela Rússia

Segundo Raissa Florence, diretora da Oz Câmbio, o descolamento evidencia a rigidez da política monetária brasileira frente ao cenário global

Na chamada “super quarta” de 17 de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano, maior nível em quase 20 anos. A decisão reforça o Brasil como o segundo país com maiores juros reais do mundo (9,51%), atrás apenas da Turquia (12,34%), segundo levantamento internacional. Para Raissa Florence, diretora e economista da Oz Câmbio, esse distanciamento entre Brasil e os demais países é significativo.

Enquanto a Rússia, que aparece em terceiro lugar, registra 4,79% de juros reais, nós estamos quase o dobro desse patamar. Isso mostra como o ambiente monetário brasileiro ainda é bastante restritivo, refletindo a busca por controle da inflação em um cenário de incertezas externas e crescimento moderado da economia“, analisa a executiva.

O contraste internacional fica ainda mais evidente quando comparado aos Estados Unidos: no mesmo dia, o Federal Reserve reduziu a taxa de juros americana em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4% e 4,25%, iniciando um ciclo cauteloso de cortes após meses de pressão política e risco de desaquecimento do mercado de trabalho.

Com mais de 12 anos de experiência em Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Raissa atuou em empresas como Ambev, Cremer e fintechs disruptivas como RemessaOnline e Contabilizei. Há mais de 8 anos lidera times com mais de 50 pessoas, com histórico comprovado na elaboração, desenvolvimento e execução de estratégias em Canais Indiretos, Sucesso do Cliente e Growth.

A Oz Câmbio, corretora licenciada pelo Banco Central, monitora diariamente os impactos do cenário macroeconômico sobre o mercado de câmbio e orienta consumidores e empresas sobre como mitigar riscos em períodos de alta volatilidade. Com tecnologia proprietária e foco em inovação, a Oz se posiciona como uma das principais referências do setor em segurança e automação no câmbio digital.

Sobre a Oz Câmbio – Corretora licenciada pelo Banco Central, a Oz Câmbio atua há 25 anos no mercado e transaciona mais de US$ 2,4 bilhões por ano em operações para pessoas físicas e jurídicas. Em 2023, lançou o principal FXaaS (Foreign Exchange as a Service) do Brasil, uma solução integrada via API e white label para operações internacionais. Em 2025, apresenta ao mercado a PartnerHub, plataforma que une gestão de clientes e câmbio em um só ambiente. Mais informações: www.ozcambio.com.br.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

PM prende homem e apreende adolescente por tráfico de drogas em Araguaína

Ação policial resultou na apreensão de cocaína, maconha, um...

Com gestão de Amélio Cayres, Aleto mantém gastos com pessoal abaixo dos limites da LRF

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) mantém o índice...

Gestão Eduardo Siqueira Campos apresenta prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025

Receita própria cresce, mas perdas em transferências pressionam contas;...