Palmas - Tocantins
quinta-feira, 25 de setembro de 2025

SISEPE/TO instaura processo disciplinar e afasta presidente de forma cautelar

A diretora da entidade Kelismente da Silva Gomes assumiu provisóriamente

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE/TO) decidiu, em reunião realizada nesta terça-feira (23), instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o presidente da entidade, Elizeu de Santos Oliveira, e aprovar seu afastamento cautelar provisório do cargo por 30 dias.

A sessão foi devidamente gravada e, por maioria de votos, os diretores decidiram pelo afastamento imediato do presidente.

No momento, está sendo confeccionada a ata da reunião, que será assinada pelos membros da diretoria — ao todo, oito assinaturas — para posterior registro. A deliberação já está tomada pela maioria da diretoria e aguarda apenas a formalização documental para ser concluída.

A medida foi tomada após a análise de uma denúncia formalizada em 5 de junho deste ano, cuja admissibilidade havia sido aprovada pela Diretoria Executiva no dia 10 de junho. Entre as acusações estão:

  • pagamento de diárias em finais de semana, sem comprovação de interesse da entidade;

  • falta de controle no uso do veículo oficial do sindicato, com indícios de uso particular;

  • aumento considerado injustificado de repasses à Força Sindical e à FESSERTO, passando de R$ 2 mil para R$ 6 mil mensais, sem deliberação colegiada.

Segundo o Estatuto Social do SISEPE/TO, tais condutas podem configurar malversação do patrimônio social e violação estatutária, passíveis de perda de mandato (art. 95).

A Diretoria também deliberou pela criação de uma Comissão de Sindicância e PAD, responsável por apurar os fatos, coletar provas, ouvir testemunhas e apresentar relatório conclusivo. O presidente afastado terá 15 dias corridos para apresentar defesa, conforme prevê o regimento interno da entidade.

Entre as medidas de preservação aprovadas estão:

bloqueio cautelar de cartões e senhas da Presidência;

exigência de dupla assinatura para movimentações financeiras;

suspensão de novas diárias em fins de semana até revisão dos critérios;

vistoria e registro de uso do veículo oficial;

backup de arquivos e e-mails institucionais.

Após a conclusão da sindicância, a Diretoria deliberará sobre eventual aplicação de penalidade. Em caso de confirmação das irregularidades, a decisão final caberá à Assembleia Geral Extraordinária, que poderá determinar a perda definitiva do mandato.

O SISEPE/TO destacou que todas as etapas do processo seguirão os princípios do contraditório, da ampla defesa e da transparência, “resguardando a legitimidade institucional e a confiança dos servidores públicos do Tocantins”.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

PM prende homem e apreende adolescente por tráfico de drogas em Araguaína

Ação policial resultou na apreensão de cocaína, maconha, um...

Com gestão de Amélio Cayres, Aleto mantém gastos com pessoal abaixo dos limites da LRF

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) mantém o índice...

Gestão Eduardo Siqueira Campos apresenta prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025

Receita própria cresce, mas perdas em transferências pressionam contas;...