Palmas - Tocantins
sexta-feira, 26 de setembro de 2025

MPTO cobra melhorias nos serviços de saúde e a construção do “Hospital Municipal” em Palmas

Representado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), promotor de Justiça Thiago Vilela, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou de audiência pública, nesta quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Palmas, para discutir a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025 do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro reuniu vereadores, gestores municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da saúde e sociedade civil.

Durante a fala, o promotor Thiago Vilela destacou a necessidade de melhorias na gestão do sistema de saúde da capital, principalmente com relação ao acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados. “Não é aceitável que uma pessoa espere meses por uma consulta com um especialista. É preciso otimizar os recursos e ampliar a oferta de consultas, garantindo diagnóstico e tratamento no tempo certo”, afirmou.

O membro do MPTO também cobrou atenção para outros pontos, como o andamento das reformas em unidades de saúde e a urgência da construção do Hospital Municipal de Palmas. Para o promotor Thiago Vilela, o novo hospital não deve ser visto apenas como uma obra de tijolos e cimento, mas como um investimento na vida e na dignidade das pessoas.

Ao final da participação, Thiago Vilela ressaltou que o Ministério Público está à disposição da população para receber denúncias relacionadas à saúde pública. “A população pode e deve denunciar ao MPTO, para que possamos ter uma saúde pública melhor”, reforçou. A audiência teve como objetivo principal garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e ouvir as demandas da comunidade sobre os serviços prestados pelo SUS em Palmas.

Em caso de denúncias relacionadas a serviços de saúde, a população pode procurar as unidades do Ministério Público distribuídas por todas as regiões do Tocantins. O atendimento presencial regular é realizado em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Também é possível entrar em contato por meio do aplicativo MPTO Cidadão ou do telefone da Ouvidoria, pelo 127. Outra forma de realizar denúncias é pelo WhatsApp, no número (63) 991002720. Mais informações em https://www.mpto.mp.br/ouvidoria/.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Obra para melhoria do acesso a bairros da região norte de Palmas segue em ritmo acelerado

Executado pela Prefeitura da Capital, serviço irá beneficiar diretamente...

Ministro Edson Fachin assume Presidência do STF na próxima segunda-feira

Ministro Alexandre de Moraes toma posse como vice-presidente; cerimônia...