Palmas - Tocantins
quarta-feira, 30 de julho de 2025

Eleições 2024: Palmas pode decidir no 1º turno, já que Janad Valcari tem mais intenção de votos do que os três candidatos juntos

A candidata a prefeita de Palmas, deputada estadual Professora Janad Valcari, do PL, liderou durante o ano de 2024 todas as pesquisas realizadas na capital.

A candidata a prefeita de Palmas, deputada estadual Professora Janad Valcari, do Partido Liberal (PL), que durante o ano de 2024 ano liderou todas as pesquisas realizadas na capital, tanto no período da pré-campanha como na campanha oficial, chegará na eleição do domingo, dia 06 de outubro, com possibilidade de sair-se vitoriosa já no primeiro turno.

É o que indica o resultado da pesquisa realizada pelo Jornal O Coletivo e o seu instituto Ivox – Instituto de Pesquisa Vox, registrada no Tribunal Superior Eleitoral/Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins com o número TO-04120/2024.

Na consulta estimulada junto aos eleitores da capital, a candidata Janad Valcari chegou a 48% das intenções de voto. O ex-deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vem com 24%, enquanto o deputado estadual Junior Geo (PSDB) tem 14% da preferência do eleitor.

A candidata do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Lúcia Viana surge por último, com 1% das intenções de votos. Não sabem/não responderam 8%, enquanto 5%% optaram por branco ou nulo.

O levantamento junto aos eleitores de Palmas ocorreu entre os dias 24 a 26 de setembro de 2024. Foram aplicados 600 questionários.

A amostra da metodologia científica da pesquisa Ivox indica uma margem de erro de 4% para mais ou para menos, enquanto o índice de confiabilidade é de 95%. A capital foi dividida em cinco regiões geográficas, contendo os bairros da cidade.

Imagem: O Coletivo

Rejeição a Eduardo Siqueira Campos é de 26% na capital

Imagem: O Coletivo

Sobre a rejeição aos quatro postulantes à prefeitura de Palmas, quando se pergunta ao eleitor, em qual nome ele não votaria de forma alguma, a pesquisa do Jornal O Coletivo/Ivox indica que Eduardo Siqueira Campos, do Podemos, é o mais rejeitado, com 26% de rejeição, seguido por Janad Valcari, do PL, com 22%.

Lúcia Viana, do PSOL foi apontada por 17%, vindo por último o Junior Geo, do PSDB, que somou 15%. Entre os entrevistados, 12% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos e que poderiam votar em qualquer um dos nomes, 5% optaram por branco ou nulo, e 3% não responderam.

O levantamento em Palmas ocorreu entre os dias 24 a 26 de setembro de 2024, com 600 questionários. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, enquanto o índice de confiabilidade é de 95%. O registro tem o número TO-04120/2024.

Metodologia da pesquisa

Pesquisa do Jornal O Coletivo/Instituto Ivox, para identificar a intenção de voto dos eleitores do município de Palmas, com relação aos candidatos à Prefeitura. Realização de entrevistas diretas junto ao eleitorado da capital, aplicando-se questionários estruturados.

Margem de confiança de 95% e erro Amostral de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, totalizando 600 questionários, tendo como estatístico responsável João Soares de Araújo Neto (Registro no Conre 6892 da 2ª Região). Entrevistas aplicadas entre os dias 24 a 26 de setembro de 2024.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-04120/2024, a seleção das entrevistas na pesquisa utilizou o critério de AAS (Amostragem Aleatória Simples), tendo por objetivo o dimensionamento máximo da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.

O número de questionários aplicados tem por base uma amostra significativa e representativa do eleitorado cadastrado no município, partindo do número de eleitores informado pelo TSE, no mês de Agosto/2024.

Na abrangência geográfica, a zona urbana de Palmas foi dividida em cinco setores, cada um representando um conglomerado. Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TSE em agosto de 2024, e o Censo Populacional de 2022 e 2010 (este de 2010 para extrair apenas a renda familiar) do IBGE, para identificação das variáveis como setor geográfico, sexo, idade, grau de instrução e renda familiar.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado