O documento apresentado não retornou registros do certificado necessário para a alteração do veículo
Na manhã do sábado (9), por volta das 9 horas e 49 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou um tanque suplementar irregular de 500 litros instalado em um caminhão, no município de Gurupi/TO.
No km 666 da BR-153, a equipe PRF deu ordem de parada a um caminhão Volvo/FH 540 6x4T e três carretas transportando 50 toneladas de fertilizante agrícola. Durante a inspeção veicular, foi identificado um tanque suplementar de aproximadamente 500 litros instalado no caminhão, sem o devido Certificado de Segurança Veicular (CSV), conforme previsto pela Resolução nº 921 do CONTRAN.
O condutor do veículo entrou em contato com o responsável pela empresa de transporte, que informou que a descrição do certificado estava disposta no campo observações do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Embora o CRLV apresentado mencionasse o tanque suplementar, a consulta ao portal da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) não retornou registros do certificado necessário para a alteração. Isso indicou uma possível irregularidade, que exigia inspeção e vistoria por empresa credenciada para certificar a segurança do equipamento. Além disso, foi encontrada a inserção de dados inconsistentes nos sistemas públicos.
A Perícia esteve no local para realizar verificações tanto do veículo quanto da documentação. Diante das informações expostas, foram constatados, a princípio, os crimes de falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Especializada para demais deliberações.