Os passageiros do transporte público de Palmas foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra, com a cobrança de passagem. Isso porque desde março de 2023 começou a valer o decreto da gratuidade do transporte coletivo nos finais de semana e feriados Houve várias reclamações sobre a cobrança nesta quarta-feira.
A diarista Ana Paula Batista, que utiliza o transporte todos os dias, contou à reportagem que estava com pouco crédito e acabou se complicando com cobrança.
“Quando eu passei cobrou, até me assustei. Agora, amanhã, eu vou trabalhar, como trabalhei hoje [quarta-feira], e aí fui colocar crédito e não deu tempo. Eu pensei: ‘Não vou usar hoje, amanhã já serve’. Eu levei um susto, descontou, eu não estava contando. Geralmente não paga no fim de semana. Aí mudou e não avisou”, desabafou Ana Paula.
A gratuidade passou a valer em março de 2023, través de decreto, e foi renovada em 2024. A Prefeitura de Palmas foi procurada para se posicionar sobre o assunto, mas não houve resposta.