Proponentes dos editais Culturas Quilombolas (nº 32) e Culturas Indígenas (nº 31), lançados pelo Governo do Tocantins via Secretaria da Cultura (Secult), já podem conferir os resultados finais da etapa de avaliação das inscrições nos certames no Diário Oficial do Estado (DOE), na plataforma pnab.cultura.to.gov e no site oficial da Secretaria da Cultura (Secult), na aba “Política Nacional Aldir Blanc”.
De acordo com o cronograma, o envio da documentação tributária ocorrerá entre os dias 27 de novembro de 3 de dezembro, a análise da documentação do dia 4 ao dia 6 e o resultado provisório da etapa no dia 9 de dezembro. O edital nº 32/2024, voltado para o apoio às Culturas Quilombolas no Tocantins, divulgou os classificados nas modalidades de Premiação Cultural e Bolsa Cultural.
A premiação de R$ 7.500,00 contemplou projetos das cidades de Monte do Carmo, com cinco classificados, seguida por Muricilândia (4), Mateiros (3), Arraias (2), Santa Fé do Araguaia (2), Brejinho de Nazaré (2), Palmas (1) e Almas (1). Na modalidade Bolsa Cultural, no valor de R$ 22.500,00, Arraias teve o maior número de classificados, com 12 selecionados, seguida por Mateiros (3) e Santa Tereza do Tocantins (2). Também foram contemplados os municípios de Muricilândia (1), Chapada da Natividade (1 classificado) e Palmas (1 classificado).
Já em relação ao edital nº 31/2024, direcionado às Culturas Indígenas, na Premiação Cultural, Santa Fé do Araguaia se destacou com 11 classificados, seguida por Tocantínia (4), Formoso do Araguaia (2), Goiatins (1), Itacajá (1) e Lagoa da Confusão (1). Na categoria Bolsa Cultural, Tocantínia foi a cidade com o maior número de classificados, com oito, seguida por Formoso do Araguaia (3), Goiatins (3), Lagoa da Confusão (2), Palmas (1), Gurupi (1), Sandolândia (1) e Santa Fé do Araguaia (1).