Segundo o governador Wanderlei, o dinheiro deve ser usado para ações de infraestrutura rodoviária e a agricultura familiar, no estado, no projeto Tocantins Produtivo para 2025. Com mais de R$ 3 bilhões de empréstimos contratados, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou que pretende pedir autorização à Assembleia Legislativa do Tocantins para pegar mais um empréstimo internacional. No total, o governo quer contratar mais de U$ 150 milhões com o Banco Mundial (Bird).
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (2), durante uma reunião no gabinete do governador com os secretários de Estado da Fazenda, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com uma equipe de técnicos do Bird, liderada pelo co-gerente de projetos da instituição, Rodrigo Andrade.
Conforme o governo, o projeto Tocantins Produtivo tem como objetivos beneficiar políticas da agricultura familiar e das ações de fortalecimento do turismo, cooperativismo, formação técnica, o aumento de renda e a preservação ambiental.
Na prática, os recursos devem ser usados para:
Manutenção e a conservação da malha viária estadual;
Aumento da acessibilidade de transporte da população rural;
Redução de custos de transporte e de tempo de viagem para passageiros e cargas;
Redução de danos e interrupções na malha viária decorrentes de eventos climáticos;
Redução de fatalidades e ferimentos graves decorrentes de acidentes de trânsito;
Aumento da produtividade, da renda e da sustentabilidade ambiental de pequenos produtores rurais;
Desenvolvimento do turismo inclusivo e sustentável.
O projeto já tem a aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e, agora, os técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), que estão trabalhando na preparação do projeto do empréstimo.