Foram atendidos mais de 1,3 mil pequenos e médios produtores rurais de 34 municípios tocantinenses
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comemora o resultado recorde na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos no Projeto de Recebimento Itinerante (RI), este ano, onde foram devolvidas 49,9 toneladas de embalagens vazias, um crescimento de 75,22% em relação a 2023, que registrou 28,5 toneladas. As ações resultaram em 1.330 pequenos e médios produtores rurais atendidos de 34 municípios.
Os dados também demonstram que o crescimento não foi apenas no número de embalagens devolvidas, o número de produtores rurais atendidos teve um aumento de 50,11% em relação a 2023, quando contou com 866 produtores participantes.
“O resultado, que conta com a parceria de outras entidades para a realização do Projeto, é importante para retirar esse passivo do campo, possibilitando que pequenos e médios produtores rurais tenham acesso à devolução correta de suas embalagens e colaborem com a preservação do meio ambiente”, pontua o presidente da Adapec, Paulo Lima.
O gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, explica que a Agência, além do compromisso na fiscalização dos agrotóxicos, tem um papel fundamental na realização do projeto. “Contribuímos com a mobilização dos produtores rurais nos municípios onde são realizadas as ações, orientamos, por meio da educação sanitária, sobre a importância da devolução e o uso correto desses produtos, bem como fiscalizamos a realização dos RIs”, destaca.
Parceiros do RI
Além da Adapec, são parceiros do Projeto: o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev); a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia); a Central de Pedro Afonso. administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria); a Central de Imperatriz/MA, conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart); a Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato); sindicatos rurais e prefeituras municipais.