Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

FICCO/TO deflagra “OPERAÇÃO IMPOSTOR” para desarticular organização criminosa especializada em fraudes financeiras para financiamento do tráfico de drogas

Palmas/TO – Na manhã desta quinta-feira (12/12), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins – FICCO/TO deflagrou a “OPERAÇÃO IMPOSTOR”, com a finalidade de desarticular organização criminosa especializada em fraudes bancárias, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, atuante nos Estados do Tocantins, Goiás, Bahia, Piauí, Maranhão e Santa Catarina.

São cumpridos 35 mandados, sendo 15 de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão nas cidades de Palmas/TO, Porto Nacional/TO, Gurupi/TO, Jataí/GO, São Luís/MA, Parnaíba/PI e São Carlos/SC, expedidos pela Vara Criminal Federal de Gurupi/TO.

Também são cumpridas medidas cautelares de Sequestro e o Bloqueio de Bens de 33 pessoas físicas e jurídicas, no valor de até R$12.260.665,03 (doze milhões, duzentos e sessenta mil, seiscentos e sessenta e cinco reais e três centavos), determinadas pela Justiça Federal de Gurupi/TO.

Os suspeitos são investigados pela prática dos crimes de: i) integrar organização criminosa, art. 2º da Lei 12.850/13; ii) Lavagem de capitais – art. 1ª, caput, da Lei 9.613/1998; iii) Financiamento ao tráfico de drogas – art. 36 da lei 11.343/20006; iv) Estelionato majorado – art. 171, § 3º do Código Penal Brasileiro (CPB) e; v) Falsidade documental – arts. 297, 298, 299 e 304 do CPB.

Os integrantes da organização criminosa movimentaram em operações financeiras suspeitas o valor de R$ 14.020.737,63 (quatorze milhões, vinte mil, setecentos e trinta e sete reais e sessenta e três centavos), nos anos de 2018 a 2023.

Por meio de movimentações financeiras dissimuladas, a vantagem indevida obtida com a prática das fraudes era reinvestida no financiamento do tráfico de drogas.

A Operação foi denominada “IMPOSTOR”, pois grande parte dos integrantes da ORCRIM utilizavam identidades falsas em nome de pessoas fictícias, para dificultar a repressão estatal aos crimes praticados.

A FICCO/TO – Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins é composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal no Estado do Tocantins, e a partir da cooperação entre os órgãos policiais das esferas federal e estadual participantes, tem por objetivos a intensificação das ações de investigação, prevenção e repressão às organizações criminosas e à criminalidade especialmente violenta, que constituem graves ameaças à ordem e à segurança públicas nacionais.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...