Palmas - Tocantins
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Governo do Tocantins finaliza entrega de notebooks do PROFE Digital nas Regionais de Educação de Araguatins e Tocantinópolis

Equipamentos são destinados aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e orientadores educacionais da rede estadual

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na terça-feira, 26, a entrega de notebooks para professores, coordenadores pedagógicos, diretores e orientadores educacionais das Superintendências Regionais de Educação (SRE) de Araguatins e Tocantinópolis, finalizando a última etapa das entregas do PROFE Digital.

Com investimentos de mais de R$ 49 milhões, a ação visa à ampliação do uso de ferramentas tecnológicas pelos profissionais da rede estadual de ensino. Ao todo, serão entregues 14 mil notebooks aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e orientadores educacionais das 502 unidades escolares. Nesse primeiro momento, os notebooks estão sendo entregues para os professores efetivos, e posteriormente serão disponibilizados para os contratados. Os equipamentos serão fornecidos pelas escolas por meio de termos de empréstimo.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, compartilha que este é um momento de celebração na educação do Tocantins. “Conseguimos finalizar a entrega nas 13 Superintendências Regionais, corremos para que todos os profissionais da educação do Estado recebessem seus equipamentos, para que se sintam valorizados. Temos um compromisso com a valorização e capacitação dos servidores, assim conseguimos proporcionar melhores experiências de ensino-aprendizagem para nossos estudantes”.

Na ocasião, o vice-governador Laurez Moreira avaliou as entregas como fundamental para a garantia da aprendizagem da comunidade estudantil. “Eu vejo com grande otimismo essa modernização no setor educacional, estamos dando aos professores os instrumentos necessários para ofertar uma educação de qualidade, e é por meio dessa evolução que iremos avançar cada vez mais para um ensino cada vez melhor. Essa entrega dá a garantia de uma aprendizagem não apenas abrangente, mas também adaptada aos desafios da atualidade, possibilitando assim um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou.

A professora Maria Júlia Xavier, de Buriti do Tocantins, relata que está muito feliz por participar desse momento histórico para a educação do Tocantins. “A sensação é muito boa, porque todo o trabalho do professor está aliado à questão tecnológica, não tem como fugir, ele é fundamental para o nosso trabalho”, pontuou.

Para o professor Weverson Farias, do município de Sampaio, a implementação do programa PROFE Digital é de grande importância para os professores. “Vai nos auxiliar no nosso planejamento, no nosso dinamismo na sala de aula e também nos inserir nesse novo meio digital. A gente observa que os alunos estão numa nova era tecnológica, e o professor tem também que acompanhar os alunos falando a mesma linguagem”.

Segundo o professor recém-concursado, Danilo Jomar, da SRE de Tocantinópolis, a tecnologia serve como um grande auxílio para a educação. “Essas são ferramentas necessárias para a educação hoje em dia. A tecnologia aproxima os alunos, traz a informatização para dentro da sala de aula”, concluiu.

A professora Roberta Elyeda, de Tocantinópolis, conta que está muito contente com a iniciativa do Governo do Tocantins e que está ansiosa para fazer uso do aparelho, que servirá para a elaboração das aulas. “Estamos vivendo um momento muito feliz em virtude do recebimento desses notebooks, que vai ser uma ferramenta do trabalho e vai nos auxiliar muito. Vai contribuir muito nas minhas aulas e no planejamento”.

PROFE Digital

Lançado no dia 5 de março, o PROFE Digital é uma ação que integra o Programa de Fortalecimento da Educação, que tem como objetivo promover a melhoria das aprendizagens e da qualidade de ensino, investindo em modernização e tecnologia, permitindo o acesso à conectividade em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado