CARTA ABERTA AO VEREADOR DE ARAGUAÍNA LUCAS CAMPELO
Palmas, 13 de abril de 2025.
Ilustre Vereador,
Tentei falar-lhe ao telefone, não consegui.
Vi, com perplexidade e tristeza, o comentário que fez, com ironia, em sessão da Câmara de Vereadores, em Araguaína, sobre o suposto salário mensal que eu estaria recebendo, no valor de 215 mil reais. Absurdo! Eu também considerei absurdo. Trata-se, todavia, de notícia falsa. Mentirosa. Os profissionais da comunicação têm como lema que o fato, antes de ser notícia, tem que ser verdade. Não é esse o comportamento de inúmeros operadores da comunicação. Não são verdadeiramente profissionais. V. Exa. entendeu que não seria necessário confirmar a veracidade da notícia. Não me procurou, não procurou a Federação, nem a CBF. Divulgou-a entre seus pares e na mídia. Nos últimos dias, os portais, blogs e outros instrumentos de comunicação têm repercutido sua fala e, cada um, acrescentando uma pitada de deboche, com crueldade.
Num segundo momento, V.Exa. afirma que terceiros procuraram o presidente da Federação querendo inscrever o Araguaína para o campeonato, não tendo dinheiro para fazê-lo e teriam ouvido do presidente a afirmação de que “time que quer participar do campeonato, tem que ter dinheiro. Se não tiver, ceda a vaga para outro”. Repudio veementemente a atribuição dessa assertiva a mim. Jamais fiz essa afirmação. Jamais. Lamentavelmente, a pessoa que V.Exa. afirma ter ouvido essas palavras, o Sr. João Luís, não pode confirmar ou negar, já que seu precário estado de saúde mental não permite.
Tenho grande admiração pelo Sr. João Luís, verdadeiro baluarte do futebol araguainense, tanto que recentemente a Federação o homenageou dando seu nome à taça do vencedor do Campeonato Tocantinense de Futebol 2025. Nesse dia foi-lhe entregue uma placa cumprimentando-o. O troféu foi entregue ao vencedor pelo Governador do Estado. Pelo que entendi, V.Exa. não integrou o grupo que procurou o presidente da Federação.
Então, alguém lhe deu essa informação falsa, mentirosa. Alguém lhe mentiu e V. Exa. acreditou e repercutiu. Sem perguntar ao presidente da Federação se confirmava ou não essa afirmação. Na impossibilidade da informação do Sr. João Luís, V.Exa. pode consultar qualquer presidente de clube filiado à FTF. Em Araguaína tem três.
V. Exa. é um jovem parlamentar, teve um bom berço, uma bela orientação da família. Pode ter um bom futuro na política. Espero que não sofra calúnias na sua trajetória. Nosso relacionamento é pequeno, fui-lhe apresentado por seu pai, na casa dele. Depois, talvez, algum telefonema. Tenho por seu pai grande admiração e respeito por sua exitosa trajetória profissional e enorme gratidão por tudo que ele já fez para apoiar o futebol araguainense. E tenho muito orgulho do que pude fazer pelo Estado do Tocantins enquanto seu representante no Parlamento Nacional.
Por último, quero convidá-lo e a seus pares para conhecer melhor a Federação Tocantinense de Futebol, suas atividades, seu trabalho. Nossas contas estarão à inteira disposição para análise de suas excelências, caso se interessem.
Reitero os votos de pleno êxito em sua carreira política.
Atenciosamente,
Leomar de Melo Quintanilha
Presidente da FTF