Palmas - Tocantins
quarta-feira, 30 de julho de 2025

Tocantins supera média nacional e tem uma das menores taxas de desemprego do Norte e do Nordeste

Estado registrou 6,4% de desemprego, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O empenho do Governo do Tocantins em promover um ambiente favorável à geração de emprego e renda tem refletido em indicadores positivos. Com uma taxa de desocupação de 6,4% no primeiro trimestre de 2025, o estado ocupa a segunda menor taxa de desemprego entre os estados das regiões Norte e Nordeste. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início da segunda quinzena de maio.

Na Região Norte, o Tocantins ficou atrás apenas do estado de Rondônia, que registrou 3,1% de desocupação. “Esses dados confirmam que o Tocantins está no caminho certo. Nossa prioridade tem sido gerar oportunidades para a população, atrair investimentos, fortalecer o setor produtivo e garantir políticas públicas que impulsionem a formalização do trabalho. Ficar abaixo da média nacional e se destacar entre os estados do Norte e do Nordeste são os resultados do esforço conjunto entre o Governo e a sociedade tocantinense”, comemora o governador Wanderlei Barbosa.

No cenário nacional, a taxa de desocupação foi de 7,0% no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024 (6,2%). No entanto, houve uma queda de 0,9 ponto percentual em comparação com o mesmo trimestre de 2024 (7,9%). No ranking nacional, o Tocantins ocupa a 11ª posição entre os estados com as menores taxas de desocupação, ficando logo em seguida Santa Catarina (3,0%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%). Na sequência, estão Espírito Santo (4,0%), Paraná (4,0%), Mato Grosso do Sul (4,0%), Rio Grande do Sul (5,3%), Goiás (5,3%), Minas Gerais (5,7%) e São Paulo (6,2%).

Pnad Contínua

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é divulgada pelo IBGE e se destina a fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação. Além disso, fornece informações para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país; produz resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa; e investiga outros aspectos relevantes, selecionados de acordo com as necessidades de informação.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Operação Laranjada Suíça: Polícia Federal investiga esquema de fraudes bancárias eletrônicas no Tocantins

 Palmas/TO - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30/07/2025)...

Governo do Tocantins e Suíça fortalecem relações estratégicas com visita do embaixador Pietro Lazzeri

Visita institucional reforça parceria estratégica iniciada em missão oficial...

Prefeitura de Palmas executa serviços de recapeamento em avenida comercial de Taquaralto

Prefeito Eduardo Siqueira Campos visitou, nesta terça, 29, obras...