Palmas - Tocantins
terça-feira, 22 de julho de 2025

Mais de 60% das empresas no Brasil já colocam ESG no centro da estratégia

Tema é uma das categorias do Prêmio Ser Humano 2025, que reconhece práticas de impacto social, ambiental e ético ligadas à gestão de pessoas

Cada vez mais, empresas de todos os setores estão sendo avaliadas não apenas pelo lucro que geram, mas pelo legado que deixam. A sigla ESG — de Environmental, Social and Governance — deixou de ser tendência para se tornar parte essencial da estratégia de organizações comprometidas com um futuro mais responsável, inclusivo e sustentável. Segundo o estudo “A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras: Avanços e Desafios 2024”, realizado pela Beon ESG e Aberje, 64% das empresas brasileiras já enxergam o ESG como uma prioridade.

Com origem em 2004, em uma iniciativa do Pacto Global da ONU e do Banco Mundial, o conceito de ESG surgiu como forma de avaliar o impacto de práticas sustentáveis sobre o desempenho das empresas, especialmente no mercado financeiro. Hoje, os pilares ambientais, sociais e de governança influenciam diretamente a reputação institucional e o potencial de crescimento a longo prazo.

No Brasil, práticas como redução de resíduos, uso de energia limpa, diversidade no ambiente de trabalho, inclusão social, transparência e combate à corrupção vêm ganhando força no ambiente corporativo. Ao mesmo tempo em que geram valor interno, essas iniciativas fortalecem a atuação ética e o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável.

Para incentivar e reconhecer organizações que estão trilhando esse caminho de forma estruturada, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Tocantins (ABRH-TO) incluiu a categoria ESG no Prêmio Ser Humano 2025. A proposta é destacar projetos que envolvam a área de gestão de pessoas e apresentem resultados concretos e alinhados aos Dez Princípios do Pacto Global.

“O Prêmio Ser Humano é uma forma de valorizar as boas práticas que conectam a gestão de pessoas aos pilares ESG, impulsionando uma cultura empresarial mais ética, responsável e sustentável. Nosso objetivo é estimular que mais organizações tirem essas ideias do papel e se inspirem em quem já está fazendo a diferença”, afirma Cleiton Milagres, diretor do Prêmio Ser Humano ABRH-TO.

Além da ESG, o prêmio contempla outras quatro categorias: Desenvolvimento, Excelência Organizacional, Jovem e Profissional de Destaque em Gestão. As inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto e devem ser realizadas exclusivamente online pelo link: https://www.even3.com.br/premio-ser-humano-2025-abrh-to-595165. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Os vencedores do primeiro lugar também garantem vaga para representar o Tocantins na etapa nacional da premiação, promovida pela ABRH Brasil em 2026.

Como a iniciativa ainda é nova no estado, a ABRH-TO promoverá uma live especial no dia 31 de julho, às 19h30, com o tema “Por dentro do Prêmio Ser Humano”. A transmissão será realizada pelo Instagram da associação (@abrhto) e pelo canal da entidade no YouTube. A conversa contará com a participação de Cleiton Milagres, diretor do Prêmio Ser Humano ABRH-TO, e Rosanne Martins, diretora de Gestão da ABRH Brasil.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

PMTO prende homem e apreende armas, munições e drogas na zona rural de Porto Nacional

A prisão se deu durante uma averiguação policial sobre...

Atacadão anuncia mais de 50 vagas de emprego em Palmas

As oportunidades são para as funções de operador de...

Governo do Tocantins institui Programa CNH Cidadã para beneficiar pessoas de baixa renda

Sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa, nessa segunda-feira, 21, a...

Polícia Rodoviária Federal prende homem por inadimplência de pensão no Tocantins

Ocorrência foi registrada durante fiscalização na BR-153 Na tarde desta...