Palmas - Tocantins
quinta-feira, 28 de agosto de 2025

CCJ do Senado aprova voto impresso nas “Urnas Eletrônicas”

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do senado federal aprovou nesta quarta-feira, 20, o voto impresso  nas urnas eletrônicas. Além desse, outros itens foram incluídos no novo Código Eleitoral e aprovados, como  a  manutenção da obrigatoriedade de 30% de candidaturas femininas, reserva de 20% das cadeiras nas casas legislativas para mulheres e quarentena para “agentes da lei”.

 Por 14 votos a favor e 12 contra, os senadores aprovaram a emenda do senador Esperidião Amin (PP-SC) que define a obrigatoriedade de a urna imprimir o registro de cada voto. A medida vinha sendo rejeitada por Marcelo Castro e foi amplamente comemorada pela oposição.

— Por mais confiáveis que sejam todas as pessoas envolvidas no processo do sistema eleitoral e por mais maduro que sejam os softwares, eles sempre possuirão possíveis vulnerabilidades e necessidade de aperfeiçoamento. A um software não basta ser seguro, precisa parecer seguro e transparente para o cidadão comum — expôs o senador Amin ao destacar recomendação feita pela Polícia Federal em 2018 sobre as urnas eletrônicas.

—  O voto impresso é um ponto de divergência nacional. E eu acho que a gente tem que pacificar o país. Pelo amor de Deus! A questão não é querer ter razão, é ser feliz. Então, para pacificar o país e ser feliz, é o voto impresso — afirmou o senador Carlos Portinho (PL-RJ).

Fonte: Agência Senado

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

PRF e PM do Maranhão desarticulam grupo envolvido em roubo de carga de brinquedos no Tocantins

Ação conjunta resultou na prisão de cinco pessoas, recuperação...

Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil

Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou...

PF desarticula grupo criminoso investigado por desvios de recursos públicos no Estado do Tocantins

Araguaína/TO – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28/08/2025),...