Palmas - Tocantins
quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Amélio Cayres articula avanços para implantação de cursos de Medicina em Colinas e Araguatins

Nesta quarta-feira, 20, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), dialogou sobre a implantação do curso de Medicina em Colinas do Tocantins e Araguatins em reunião com representantes da Universidade de Gurupi (Unirg) e da Associação Comercial de Colinas do Tocantins, juntamente com o deputado Eduardo do Dertins. O chefe do Legislativo também recebeu o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, para tratar do avanço da pauta e das questões técnicas que envolvem os requerimentos parlamentares.

Amélio frisou que, assim como lutou para levar o curso de Medicina para Augustinópolis pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), também tem defendido a oferta do ensino superior em Araguatins, desta vez com a implantação de um campus da Unirg, tendo Medicina como primeira graduação a ser impulsionada. “É uma luta que estamos fazendo há um bom tempo e também acho extremamente necessário levar o curso para Colinas, uma reivindicação justa que vem sendo trabalhada com muito zelo pelo deputado Eduardo, porque entendemos que Colinas precisa desta oferta que vai facilitar o acesso e diminuir muito os custos para quem mora no Tocantins e na região”, afirmou.

Conforme o deputado Eduardo, a Prefeitura de Colinas já doou um prédio para implantação do campus e conta com estrutura montada para receber o referido curso. “O espaço passou por uma reforma de quase R$ 2 milhões, já concluída, e estruturou toda a reitoria, parte técnica, visando a implantação da faculdade. A sociedade de Colinas nos pede há muito tempo por essa implantação, porque sabemos como uma região pode ser transformada com a oferta do ensino superior”, alegou o parlamentar.

Um dos advogados que representam a Unirg, João Vitor Jorge, explicou detalhes do processo envolvendo o pedido de implantação. “Já fizemos os estudos técnicos demonstrando a viabilidade, com capacidade hospitalar para receber os estudantes de medicina, além de pensarmos soluções quanto ao período de internato necessário. Estamos sanando todas as questões, atendendo tudo o que o MEC [Ministério da Educação] preconiza e nossa intenção é resolver o que for necessário para abrir a faculdade em Colinas e, logo em seguida, também fazer a expansão para Araguatins”, frisou o advogado.

O secretário da Seduc, Fábio Vaz, frisou que o processo de implantação do curso em Colinas está em análise no Conselho Estadual de Educação. “Logo que o pedido chegou na Seduc, encaminhei para apreciação dos conselheiros e pedi todo o cuidado e celeridade do caso. O presidente Amélio tem nos colocado muito a necessidade da implantação em Araguatins e agora também intermediando este pedido em Colinas junto com o deputado Eduardo e sabemos da relevância deste pedido”, frisou o gestor.

Os representantes da Associação Comercial destacaram dentre os motivos em defesa do curso na cidade de Colinas a facilidade de acesso; o desenvolvimento para a região; aumento na oferta de profissionais de saúde, além do desenvolvimento de pesquisas e melhorias no atendimento de saúde.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

PRF e PM do Maranhão desarticulam grupo envolvido em roubo de carga de brinquedos no Tocantins

Ação conjunta resultou na prisão de cinco pessoas, recuperação...

Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil

Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou...

PF desarticula grupo criminoso investigado por desvios de recursos públicos no Estado do Tocantins

Araguaína/TO – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28/08/2025),...