Palmas - Tocantins
quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Em Operação Abastecimento Seguro, Agência de Metrologia fiscaliza dezessete postos de combustível e encontra 04 bombas irregulares

Ação coordenada pelo Inmetro aconteceu de 15 a 19 de setembro em todos os estados do país e abrangeu também extintores de incêndio

 A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, entre os dias 15 e 19 de setembro de 2025, a Operação Especial Abastecimento Seguro, uma ação nacional de fiscalização em bombas de combustíveis.

O objetivo foi identificar e combater irregularidades que comprometem o direito do consumidor e a concorrência justa. Essa ação é crucial para proteger os consumidores, assegurar a confiabilidade das medições e garantir a concorrência leal no setor de combustíveis.

No Tocantins, a operação foi realizada na cidade de Palmas, com a visita técnica dos fiscais da AEM em dezessete postos de combustível. Foram fiscalizadas 70 bombas medidoras, das quais 66 foram aprovadas e 04 reprovadas.  Além das bombas, a operação também fiscalizou itens extintores de incêndio e a oferta de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo). Nesses instrumentos não foram encontradas irregularidades. No total foram visitados 35 estabelecimentos comerciais e fiscalizados 124 produtos e 71 instrumentos de medir.

A presidente em exercício da Agência de Metrologia, Débora Vasconcelos, destaca a importância da ação para a sociedade. “A Agência de Metrologia trabalha para ofertar credibilidade nas relações de consumo. Nosso trabalho é assegurar que o consumidor receba aquilo que efetivamente pagou, harmonizando as relações de consumo e, também, fortalecendo a confiança da população no empresariado local”, pontua a gestora da pasta.

Bombas de combustível são instrumentos de medir

Periodicamente, a AEM realiza ações fiscalizatórias constantes em operações de Verificação Periódica e Pós Reparo em Bombas Medidoras de Combustível em todo o Tocantins, conforme o Regulamento Técnico Metrológico, e as alterações aprovadas pelas Portaria Inmetro, que determinam, entre outros pontos, a metragem regulatória das mangueiras.

Durante a visita, todos os bicos de todas as bombas são verificados e realizados ensaios metrológicos nos três tipos de combustível: diesel, etanol e gasolina. Compete à AEM verificar as medidas de volume, ou seja, conferir se um litro de combustível tem o volume real de um litro, verificando assim se o valor a ser pago confere com o valor que está sendo entregue.

A equipe técnica da AEM inspeciona os postos de combustível para a verificação metrológica e para os procedimentos de ensaios, em que são conferidos se o volume de combustível medido pelas bombas e se a mangueira, o painel, o bico, o eliminador de ar e gás, o plano de selagem, a lâmpada e os dispositivos de bloqueio estão em conformidade com as portarias regulatórias do Inmetro. Ao concluir a verificação, o agente fiscal coloca o lacre e o selo de conformidade.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

PM prende homem e apreende adolescente por tráfico de drogas em Araguaína

Ação policial resultou na apreensão de cocaína, maconha, um...

Com gestão de Amélio Cayres, Aleto mantém gastos com pessoal abaixo dos limites da LRF

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) mantém o índice...

Gestão Eduardo Siqueira Campos apresenta prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025

Receita própria cresce, mas perdas em transferências pressionam contas;...