Palmas - Tocantins
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Homem é preso pela PM por prática de garimpo ilegal em Conceição do Tocantins

Os policiais apreenderam uma escavadeira hidráulica e dois motores utilizados para dragagem

Nesta sexta-feira, 26, a Polícia Militar, em cumprimento da Operação “Protetor dos Biomas”, conduziu a Delegacia um homem, de 44 anos, por prática de garimpo ilegal, sendo crime ambiental, no município de Conceição do Tocantins.

Equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recebeu informações sobre um assalto, o qual foi subtraído 200 gramas de ouro em uma propriedade rural. Com as informações, os policiais se deslocaram à referida propriedade rural onde localizaram uma área degradada utilizada para extração de ouro. Os policiais encontraram no local um homem, que informou não possuir o licenciamento para atividade de extração de minérios.

Durante vistoria, os policiais militares ambientais identificaram, por meio de carta imagem georreferenciada, que o local é uma área de preservação permanente e área de vegetação remanescente suprimidas, totalizando 3,5328 hectares.

No local havia uma escavadeira hidráulica e dois motores utilizados para dragagem, que foram apreendidas e depositadas no pátio da garagem da Prefeitura da cidade de Conceição do Tocantins.

O indivíduo foi conduzido ao Distrito Policial da cidade de Arraias, onde foi apresentado ao Delegado de Plantão, sendo ouvido e autuado por crime ambiental, em seguida foi liberado ficando à disposição da justiça juntamente com todos os equipamentos apreendidos.

Além da autuação criminal também foram realizados procedimentos administrativos, no valor total correspondente a R$ 513.000,00 (quinhentos e treze mil reais) em multa, bem como realizado o embargo das atividades e da área degradada.

Operação Protetor dos Biomas

A Operação Protetor dos Biomas é uma operação integrada permanente de combate ao desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais. É de iniciativa do Sistema Único de Segurança Pública e é constituída por três eixos de atuação: combate às queimadas e incêndios florestais, combate ao desmatamento ilegal e proteção de terras indígenas.

Maquina apreendida. – Ascom BPMA

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado