Estudantes de todas as Superintendências Regionais de Educação podem se inscrever até a próxima terça-feira, 13
As inscrições para a quarta edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais começaram nessa terça-feira, 6, e seguem até o dia 13 de agosto. Nesta edição, a data das inscrições será a mesma para os estudantes de todas as regionais de educação.
O Canta Tocantins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem como objetivo democratizar e ampliar a participação dos estudantes em projetos artísticos estudantis, por meio do incentivo e da prática musical.
Além disso, o projeto contribui para a difusão cultural e o pertencimento, bem como para a redução do abandono escolar e o fortalecimento socioemocional dos estudantes.
Inscrições
Todos os estudantes matriculados na rede estadual de ensino podem se inscrever gratuitamente no Canta Tocantins. A inscrição do candidato é de responsabilidade da Unidade Escolar onde o estudante está matriculado. Na etapa regional não há limite de inscrições por escola.
A Unidade Escolar deve enviar para o e-mail oficial da competição (cantatocantins@seduc.to.gov.br) o formulário de inscrição devidamente preenchido; a autorização dos pais ou do responsável, para estudantes menores de idade; e o Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz.
As músicas inscritas podem ser de gêneros variados, obrigatoriamente nacionais, não podendo fazer apologia ao sexo, às drogas, às bebidas alcoólicas, à violência, ser discriminatória. Bandas ou grupos musicais também não podem participar da competição.
Seletivas
As seletivas serão realizadas de forma presencial nas Superintendências Regionais de Educação (SREs), onde uma comissão técnica avaliará ritmo, qualidade vocal, afinação e presença de palco com notas de 0 a 10. Cada regional irá eleger os 12 melhores competidores das categorias Júnior e Silver.
A segunda fase será realizada por votação pública virtual, por meio do Instagram oficial do concurso @canta_tocantins. A disputa acontecerá no formato de duelos/batalhas entre 2 ou 3 escolas, com duração de 24 horas. O candidato que obtiver o maior número de votos será classificado para a última fase.
A grande final vai acontecer em Dianópolis, no dia 3 de dezembro, e contará com uma equipe de jurados técnicos.
Confira o edital completo aqui.
Cronograma
6 a 13 de agosto – Inscrições para as seletivas
21 de outubro a 14 de novembro – Inscrições das SREs
27 de novembro – Divulgação da relação de classificados
3 de dezembro – Competição
22 de dezembro – Publicação do resultado final