Palmas - Tocantins
sábado, 21 de dezembro de 2024

Polícia Militar compõe Força-Tarefa para combater queimadas no Tocantins

Policiamento será intensificado em todos os municípios do Tocantins para coibir possíveis práticas criminosas que ameaçam o meio ambiente

Diante do aumento expressivo de incêndios e queimadas e da situação ambiental preocupante, a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) intensificará o policiamento preventivo e repressivo em todo o estado. A operação foi deflagrada nesta quinta-feira, 19, e inclui operações ostensivas em todas as regiões.

A iniciativa tem como principal objetivo conter o avanço das queimadas, que afetam tanto as zonas rurais quanto urbanas, colocando em risco a fauna, a flora e a segurança da população. Para isso, a PMTO realizará abordagens a pessoas e veículos em áreas de maior vulnerabilidade, empregando policiamento a pé, pontos de estacionamento (PE) e patrulhamento (PTR). As equipes também estarão em constante comunicação com os órgãos responsáveis para relatar focos de incêndio, assegurando a ordem pública e a segurança da sociedade.

“Estamos presentes em todos os 139 municípios, reforçando o patrulhamento para dar uma resposta rápida à população, punir os responsáveis por esses crimes e garantir a segurança dos brigadistas que estão na linha de frente. Nosso compromisso é apoiar o Corpo de Bombeiros e outros órgãos competentes, preservando a saúde e o patrimônio público”, destacou o Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, Chefe do Estado-Maior da PMTO.

A operação será coordenada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), unidade especializada na preservação da ordem pública ambiental, com foco na fiscalização e combate a atividades prejudiciais ao meio ambiente.

A Força-Tarefa atende ao Decreto nº 6.840, do Governo do Tocantins, que declara situação de emergência em função de desastre climatológico classificado como incêndio florestal. Durante reunião realizada no Palácio Araguaia, conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na última terça-feira, 17, Comandante-Geral da PM, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa ressaltou o reforço na fiscalização, citando a atuação do BPMA e das patrulhas rurais em todo o Estado.

PM intensifica o policiamento em todos os municípios com emprego de efetivo de militares de todas as unidades no combate a incêndios e queimadas, criminosos ou não – Ascom PMTO
Operação será coordenada pelo BPMA, na preservação da ordem pública ambiental – Ascom PMTO

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado