De forma virtual

Saúde realiza Qualificação do Pré-natal para gestores e profissionais dos municípios

07/05/2021 13h31 - Atualizado em 07/05/2021 13h37
Foto: Divulgação

Capacitações serão virtuais, pela plataforma Zoom

A fim de promover a qualificação dos servidores, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Diretoria de Atenção Primária/ Área Técnica Rede Cegonha, realizará nos dias 13 e 14 de maio, Oficinas de Qualificação do Pré-natal. As capacitações tem como público-alvo gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária em Saúde (APS). No dia 13 de maio, será realizada para profissionais da Região Macro Centro Sul, e no dia 14 para servidores da Região Macronorte.

“Essas capacitações são rotineiras e primordiais para fomentar a qualificação dos profissionais da saúde que trabalham no atendimento às gestantes do Sistema Único de Saúde” explica a gerente de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da SES, Thaís Sales.

Segundo a diretora de Atenção Primária, Laudecy Alves do Carmo Soares, “as Oficinas foram especialmente planejadas, em parceria com várias áreas técnicas da Secretaria, com vistas a trazer temas que contemplem diversos aspectos da saúde das gestantes, perpassando pela alimentação, saúde bucal, preparação para o parto, estímulo ao parto normal, até orientações sobre a amamentação, especialmente no cenário da Covid-19, com o objetivo macro de orientar as equipes municipais no manejo clínico no pré-natal e contribuir para a redução da mortalidade materno, fetal e infantil”, esclarece a diretora.
Acesso às capacitações

Os profissionais da Região Macro Centro Sul, podem ter acesso à oficina, clicando no link https://conasems-br.zoom.us/j/94906358864?pwd=Vk5STy9CcFNzOFlHZEsyQkFNbXF1Zz09. Os servidores da região macro norte, devem clicar no link https://conasemsbr.zoom.us/j/92638690171?pwd=YWdCNFVsNklLcHlpZGVqWW1wSDYxUT09

Programação

A programação das oficinas será a mesma para os dois dias.

Palestra: Vigilância Alimentar e Nutricional da Gestante.
Horário: 08h45 às 09h15
Palestrante: Terezinha de Jesus Pinheiro - Área Técnica de Alimentação e Nutrição - SES-TO.

Palestra: Aleitamento Materno: Amamentação em tempos de pandemia.
Horário: 09h20 às 09h55
Palestrante: Walkíria Pinheiro – Nutricionista, Coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina.

Palestra: Saúde Bucal da Gestante.
Horário: 10h às 10h45
Palestrante: Karina Maschietto de Lima - Cirurgiã Dentista/Odontóloga no Hospital e Maternidade Dona Regina.

Palestra: Manejo Clínico das principais intercorrências no pré-natal.
Horário: 14h às 15h
Palestrante: Ingryd Micaela Carvalho - Médica da Saúde da Família e Comunidade – Diretoria de Atenção Primária da SES-TO.

Palestra: Desafios da preparação para o parto e os benefícios do Parto Normal no cenário da Covid-19.
Horário: 15h às 16h
Palestrante: Carolina Barrionuevo - Fisioterapeuta Obstétrica, Pélvica e Doula. Membro da Equipe Matricial de Humanização do Hospital e Maternidade Dona Regina / Membro da Equipe Gestar Feliz - Fisiopalmas.

Mais informações

Dúvidas e mais informações sobre a capacitação, basta ligar no (63) 3218 2732 ou pelo e-mail [email protected]

Veja Também