No Tocantins

Governador Mauro Carlesse amplia frota da Polícia Militar com distribuição de novas viaturas

31/08/2021 10h32 - Atualizado em 31/08/2021 10h34
Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Governo distribuiu 54 novos veículos para unidades de Palmas e diversos outros municípios do interior do Estado

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, ampliou nesta segunda-feira, 30, a frota de viaturas da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), com a distribuição de 54 novos veículos para unidades de Palmas e diversos outros municípios do interior do Estado. Os veículos têm nova identidade visual, são dotados de cela adaptada no porta-malas e já podem ser utilizados no reforço policial.

As unidades da PMTO que receberão as novas viaturas possuem atuação nas cidades de Palmas, Araguaína, Xambioá, Santa Fé do Araguaia, Filadélfia, Campos Lindos, Pedro Afonso, Itacajá, Alvorada, Formoso do Araguaia, Palmeirópolis, Talismã, Peixe, Gurupi, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Guaraí, Colmeia, Couto Magalhães, Paraíso do Tocantins, Araguatins, Augustinópolis, Arraias, Taguatinga, Paranã, Dianópolis, Arapoema, Lagoa da Confusão, Tocantinópolis, Ananás, Pindorama, Miracema do Tocantins e Miranorte, atendendo, ao todo, a população de 25 municípios tocantinenses.

Para o governador Mauro Carlesse a renovação da frota da Polícia Militar é resultado do esforço da Gestão e reconhecimento da necessidade de proporcionar aos profissionais da Segurança Pública melhores condições de trabalho.

“O que estamos fazendo é fruto do esforço deste Governo em ajustar as contas públicas, para poder ofertar melhores condições de trabalho e conforto no desempenho das funções. Isso nos deixa muito felizes e com a certeza de que estamos empregando bem o dinheiro público. Além das viaturas, também temos investido em tecnologia para auxiliar nos trabalhos de monitoramento das forças de segurança e, assim, garantir a segurança que a nossa população merece", pontuou o Governador.

De acordo com o comandante-geral da PMTO, Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, as viaturas vão proporcionar um atendimento de melhor qualidade ao cidadão. “As viaturas são mais robustas, mais preparadas para serem utilizadas em diversos tipos de terreno. Com certeza esse tipo de veículo trará mais conforto e capacidade de realizar melhores abordagens”, observou.

Nova identidade visual

O desenvolvimento da nova identidade visual das viaturas operacionais da PMTO segue uma tendência adotada internacionalmente por diversas instituições policiais. A disposição dos elementos gráficos, incluindo o termo “polícia”, escrito em caixa alta, favorecem uma leitura mais rápida e clara, além de contribuir na atuação ostensiva, considerando que a visualização pode se dar a longa distância ou em condições de iluminação menos favoráveis.

Destaque para a utilização das cores azul e amarelo ouro, fazendo a ligação com a identidade visual institucional do Tocantins, uma vez que são as mesmas cores utilizadas na bandeira do Estado e no brasão da PMTO.

Estas características correspondem somente às viaturas que serão utilizadas no serviço operacional ordinário da PMTO, que são a grande maioria na instituição. As viaturas das equipes especializadas, como do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), e Força Tática, também receberão nova identidade visual e serão apresentadas gradualmente, à medida em que forem entregues à PM, pela empresa responsável pelo contrato de locação da frota.

Além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silva Neto, o evento contou com a presença dos deputados estaduais Eduardo Bonagura e Olintho Neto.

Veja Também