No Estado

Ludmilla Moreira Magalhães do Colégio João D'Abreu é campeã da etapa Regional de Dianópolis do Canta Tocantins das Escolas Estaduais

17/09/2021 17h07 - Atualizado em 17/09/2021 17h09
Foto: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins
Ludmilla Moreira Magalhães, vencedora da DRE de Dianópolis do Canta Tocantins das Escolas Estaduais

Estudante garantiu vaga na etapa estadual, que terá a participação de um representante de cada Regional

Com 2.596 votos, Ludmilla Moreira Magalhães, estudante do Colégio João D'Abreu, venceu a etapa da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Dianópolis do Canta Tocantins das Escolas Estaduais, votação realizada no perfil oficial da competição no Instagram (Canta_Tocantins). Ao vencer a etapa regional, a estudante de 15 anos garantiu vaga na etapa estadual, que já tem quatro classificados para a final em Palmas.

O Canta Tocantins das Escolas Estaduais é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O projeto tem como objetivo incentivar a prática da arte musical e oportunizar a descoberta de novos talentos da música regional, promovendo o resgate de projetos artísticos estudantis.

A música faz parte da história de vida de Ludmilla. Na família, todos são músicos, e os pais, a funcionária pública Rosânia Pereira Moreira Magalhães e o bancário Francisco Sálvio Cavalcante Magalhães, são os principais incentivadores. “Aprendi a falar praticamente cantando. Faço aulas de canto desde pequena. Também fui incentivada pelos meus pais a fazer apresentações muito cedo, na igreja, em eventos e também em atividades escolares. Fiquei muito feliz quando a escola mencionou sobre o Canta Tocantins, principalmente neste momento pandêmico que vivemos com distanciamentos sociais. E vencer a etapa regional, com vários candidatos muito bons, foi gratificante”, destacou.

Emocionada, a estudante disse que está ansiosa para a apresentação com todos os finalistas. “Todos nós estamos participando com muita alegria. Independente de ganhar ou perder, tenho certeza de que todos os estudantes estão felizes e emocionados em representar a sua cidade, a sua escola, por meio da música. Estou radiante de felicidade e ansiosa, com boas expectativas para a final”, ressaltou.

Segundo a diretora, Irmã Sebastiana Sueli Gomes, durante o processo de inscrição e competição do concurso houve uma mobilização grande na unidade, envolvendo toda a comunidade escolar. “Ficamos muito felizes com a interação dentro e fora do ambiente estudantil que o I Canta Tocantins proporcionou em nossa escola. Foi uma ótima oportunidade, que envolveu servidores, pais, parceiros e comunidade externa em busca da vitória de nossa aluna Ludmilla Moreira Magalhães. Em tempo de pandemia, projetos como esse nos proporciona momentos de integração e valorização indescritíveis”, frisou.

Na próxima segunda-feira, 20, a escola promoverá uma solenidade para a entrega do troféu à estudante vencedora, com a participação da comunidade escolar e familiares.

A DRE de Dianópolis teve 16 estudantes inscritos: Itielly Xavier, do Colégio Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas; Maria Clara, da Escola Dona Alzira Freire de Queiroz; Alana Vitória, do Colégio Antônio Carlos de França; Sarah Barros, da Escola Deoclides Muniz; Alessandro da Silva, do Colégio Justino de Almeida; Ana Cláudia, do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa; Nykolly Marques, do Colégio Doutor Abner Araújo Pacini; Ludmilla Moreira, do Colégio João D'Abreu; Isaac Levi, da Escola Boa Vista de Belém; Beatriz Carvalho, da Escola Jardim; Luis Mateus, da Escola Joaquim Francisco de Azevedo; Nauanne Lopes, do Colégio Alfredo Nasser; Lucas Ribeiro, da Escola Virgílio Ferreira de França; Mirabel Torres, do Colégio Professor Aureliano; Kauanny Cardoso, do Colégio Militar Agostinho de Almeida; e Jamilly Ferreira, do Colégio Coronel José Francisco de Azevedo.

Finalistas

Além de Ludmilla, também já estão classificados para a etapa estadual do Canta Tocantins: Letícia Miranda Carneiro, vencedora da DRE de Pedro Afonso; Wendel da Silva Moreira, primeiro colocado na DRE de Arraias; e Thamyres Alves de Lima, campeã da DRE de Miracema. Os vencedores das 13 DREs avançam para a próxima etapa.

Inscrições por DRE

Na próxima semana, será realizada a competição entre os estudantes inscritos pelas escolas da DRE de Guaraí. Entre os dias 20 e 24 de setembro também é o período de inscrições das escolas pertencentes à Regional de Tocantinópolis.

Cada escola poderá inscrever um estudante, com o envio de um vídeo de até um minuto do estudante cantando uma música nacional sem instrumento musical nem recurso tecnológico para o e-mail [email protected] com os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, autorização do responsável, caso seja menor de idade, termo de autorização de uso de imagem e voz e uma foto digital.  

Veja Também