Outubro Rosa

Unidade de Saúde da Arse 13 realiza atendimento voltado às mulheres

13/10/2021 14h35 - Atualizado em 13/10/2021 14h40
Foto: Luciana Pires
A médica da família Alina Toscano (centro) explica que a ação é importante para levar atendimento a um maior número de mulheres

Na manhã desta quarta, 13, os atendimentos foram realizados no Centro Comercial da Acse II (104 Sul) e tiveram como foco a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero

Em programação alusiva ao Outubro Rosa, a Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 13 (108 Sul) realiza, nesta quarta, 13, o Dia ‘D’ do Outubro Rosa, a partir das 18 horas na própria unidade. Serão realizadas palestras, pedidos de exames de mamografia, PCCU, consultas odontológicas e testes rápidos. Pela manhã, os atendimentos foram realizados no Centro Comercial da Acse II (104 Sul) e tiveram como foco a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero.

A médica da família da unidade Alina Gonzalez Toscano explica que, além do atendimento médico voltado às mulheres, foram disponibilizados testes rápidos, aferições de pressão, vacinação contra influenza, testes de glicemia e encaminhamentos para exames. “É uma ação que aborda a importância de procurar atendimento e falar sobre a prevenção dos cânceres e de como buscar o diagnóstico”, ressaltou ela.

Para a comerciante Valdete Lopes Nascimento, 61 anos, o evento contribuiu para que ela pudesse receber atendimento médico rápido e tranqüilo, perto de seu local de trabalho. “Eu fiz o teste de glicemia, realizei meus encaminhamentos. Foi muito bom, os profissionais me atenderam muito bem”, avaliou.

Câncer de mama

Segundo profissionais da Saúde, o câncer de mama pode ser detectado ainda nas fases iniciais, e isso aumenta as chances de cura. Toda mulher pode fazer o autoexame, e assim estar familiarizada com o seu corpo, facilitando a identificação de qualquer alteração na mama.





Veja Também