Em Brasília

Governador Wanderlei Barbosa reúne-se com bancada parlamentar para alinhamento estratégico

27/10/2021 10h53 - Atualizado em 27/10/2021 10h55
Foto: Roni/Senado Federal
Encontro teve como objetivo o alinhamento estratégico entre as partes

Na oportunidade, foram debatidos assuntos importantes para o desenvolvimento do Estado

O governador do Estado do Tocantins, em exercício, Wanderlei Barbosa, reuniu-se no fim dessa terça-feira, 26, com deputados federais e senadores que compõem a bancada parlamentar, para um alinhamento estratégico entre os parlamentares e o Executivo Estadual. O encontro ocorreu na Câmara dos Deputados em Brasília.

Além da aproximação entre as partes, na oportunidade, foram debatidos assuntos importantes para o desenvolvimento do Estado, entre eles, a necessidade da realização de cirurgias eletivas (sem caráter de emergência). “O objetivo desse encontro é para aproximação, eu tenho a certeza de que um Estado só se desenvolve se unirmos os seus líderes e é isto que estamos fazendo aqui. Nós temos que fortalecer algumas vertentes, como por exemplo a nossa saúde, que ainda tem pessoas esperando por cirurgias eletivas e queremos resolver isso de maneira urgente”, frisou o governador Wanderlei Barbosa.

O governador Wanderlei Barbosa, destacou também que nesse primeiro momento trabalha na identificação das carências do Estado. “Todo convite de projeto que nós recebermos, nós queremos ser parceiros. Estamos fazendo reuniões importantes para identificar as carências do Estado e assim, resolvê-las. Às vezes priorizamos algumas regiões, então, aqueles que puderem colaborar serão muito bem-vindos, porque quero não somente discutir, mas resolver o máximo dessas carências”.

O líder da bancada, deputado federal Thiago Dimas, enfatizou que o encontro dessa terça, representa uma nova etapa na relação institucional entre a bancada e o Executivo Estadual. “Do ano de 2017 até agora a bancada já destinou mais de 320 milhões para o Governo do Tocantins, e nós nunca deixaremos de ajudar o Estado. Cada parlamentar tem seus projetos individuais, mas o nosso Estado está acima de qualquer coisa”, destacou.

Possibilidades

Presente no encontro, a senadora Kátia Abreu, apontou a possibilidade da contratação de financiamentos internacionais, agora que o Estado do Tocantins tem melhorado a sua condição fiscal. “Se nós tivermos capacidade temos o CAF [Banco do Desenvolvimento da América Latina], bancos chineses e muitas outras opções de financiamento internacional que temos que ver se conseguimos, e eu me coloco à disposição nesse sentido”, enfatizou.

Já o senador Eduardo Gomes, destacou oportunidades nas áreas da infraestrutura e educação. “Nós temos muitas estradas com possibilidade de federalização, como por exemplo, o trecho para Porto Nacional. Outro fator importante é a parceria entre Governo do Tocantins e as Universidades Federais, principalmente neste momento de chegada da Universidade Federal do Norte do Tocantins e a bancada federal pode colaborar bastante nesse sentido com a destinação de recursos”, finalizou.

Presenças

Participaram também do encontro as deputadas Professora Dorinha e Dulce Miranda; e os deputados Eli Borges, Carlos Gaguim e Vicentinho Júnior, além de autoridades estaduais.   

Veja Também