No Tocantins

Covid-19: 83 mil máscaras foram doadas por projeto apoiado pela BRK Ambiental

19/11/2021 14h16 - Atualizado em 19/11/2021 14h19
Foto: Divulgação
Entrega em Paraiso BRK

Iniciativa Máscara + Renda é uma parceria da concessionária com a Fundação Vale e a Rede Asta, e auxiliou costureiras de todo Brasil na produção de máscaras para doação

Nas últimas semanas, o projeto Máscara + Renda, apoiado pela BRK Ambiental e realizado pela Rede Asta em parceria com a Fundação Vale, realizou a doação de mais de 83 mil máscaras para instituições e entidades de seis cidades do Tocantins. O projeto teve início no ano passado e proporcionou renda para 133 costureiras e artesãs do estado que produziram as máscaras. As participantes tiveram acompanhamento por meio de reuniões periódicas e receberam em suas casas materiais de costura e a remuneração de R$ 900,00 mensais.

O objetivo do projeto é auxiliar na prevenção ao coronavírus e oferecer a oportunidade de renda para mulheres durante a pandemia. A ação ocorre em outras regiões do Brasil e estima-se que, ao todo, mais de 3 milhões de máscaras sejam produzidas para doação por meio do projeto. No Tocantins as distribuições ocorreram em Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins e Guaraí. As máscaras foram entregues em escolas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em casas de apoio, instituições sociais e comunidade em geral.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação de Paraíso do Tocantins, Hilma Mascarenhas, conta que as doações chegaram em um bom momento. "A assistente social da BRK Ambiental nos procurou e logo ficamos muito contentes. Essa ajuda é bem-vinda porque vai beneficiar muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, que não podem pagar por uma máscara. Então distribuiremos essas máscaras para as pessoas que mais precisam", conta Hilma.

A gerente de operações da BRK Ambiental no Tocantins, Sandra Leal, conta que a concessionária possui um compromisso com a população que vai muito além do saneamento. “A BRK Ambiental se preocupa com a saúde dos Tocantinenses. Nós trabalhamos todos os dias para que todos tenham água e saneamento de qualidade em casa, isso contribui diretamente para a saúde das pessoas principalmente nesse momento de enfrentamento do coronavírus”, conta Sandra.

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro para as comunidades. A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento que atua em 47 cidades de norte ao sul do Tocantins. A Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale.

Parceiros do Máscara Mais Renda

O Máscara + Renda é uma realização da Fundação Vale e da Rede Asta, em parceria com a Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem e BRK Ambiental. São coparceiros da iniciativa: Yara, Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation e Ford Motor Company Fund, Komatsu, Trafigura Foundation, Contour Global, Arcadis, Cummins e DCML, Della Volpe, Engie, Klabin, VIX Logística, SAP e Microsoft e Instituto Eldorado. São apoiadores: Agenda Pública, EDF Norte Fluminense e Dow Química.

O Máscara + Renda conta ainda com o apoio dos parceiros mobilizadores: Vale, Coletivo COVID Radar, Conselho Empresarial Brasileiro para o DesenvolvimentoSustentável (CEBDS), Câmara de Comércio França Brasil, Deloitte, Instituto Acende Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Federação de Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Federação de Indústrias do Pará (FIEPA), SIMINERAL, União ES e Women in Mining Brasil.  

Veja Também