Na Capital

3ª Roda Literária acontece nesta sexta-feira

24/11/2021 18h05 - Atualizado em 24/11/2021 18h06
Foto: Divulgação

Evento terá o lançamento do livro ‘Novas caravelas e outros mares’, das autoras Gislene Camargos e Vanda de Sousa

A 3ª edição da Roda Literária acontece nesta sexta-feira, 26, com lançamento do livro ‘Novas caravelas e outros mares’, das autoras Gislene Camargos e Vanda de Sousa. No evento, também serão discutidos os processos e desafios enfrentados por escritores iniciantes. A abertura será às 19 horas, na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

O objetivo do projeto, promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), é fomentar a literatura e estimular escritores iniciantes. A programação contará também com o relato da jornalista e escritora Lauane dos Santos, autora do livro ‘Banca exposta: a vida e o trabalho dos feirantes de Palmas’, sobre sua experiência na publicação de seu primeiro livro, que foi patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas.

Haverá ainda apresentação musical da cantora Lívia Tâmara e da pianista Aline Martins.

‘Novas caravelas e outros mares’

O livro ‘Novas caravelas e outros mares’ é uma coletânea de poemas, que nasceu a partir do encontro virtual (feito de palavras) da escritora portuguesa Vanda Maria de Sousa e da escritora brasileira Gislene Camargos. Foi escrito a quatro mãos, tendo como mediação as mídias virtuais, especialmente o Facebook. É o encontro poético entre uma poetisa portuguesa e uma brasileira, um diálogo entre duas mulheres contemporâneas, faz parte de um projeto maior, cujo objetivo principal é aproximar as pessoas, por intermédio da literatura, tendo como suporte não só o livro impresso, como também as ferramentas virtuais, multimídias.

Vanda Maria

Doutora em Estudos de Cultura, Mestre em Indústrias Culturais, pós-graduada em Ciências da Informação e Comunicação e licenciada em Filosofia, atualmente Professora de Guionismo e narrativas digitais, bem como em Storytelling, na Escola Superior de Comunicação de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa, é investigadora integrada no CISC - NOVA - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; tem como áreas de estudo as narrativas digitais e transmedia, a par das Humanidades Digitais e Estudos de Cinema. Foi distinguida com o prêmio para melhor adaptação a cinema curta-metragem, estreou uma peça infantil em Lisboa Capital da Cultura e, por 20 anos, trabalhou como roteirista para televisão, cinema e teatro

Gislene Camargos

Gislene Camargos é professora e escritora. Doutora e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); especialista em Docência do Ensino Superior (Proeja) e Gestão pela Escolar pela UFT; graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO).

Já atuou como gestora escolar, professora nas redes municipal e estadual de educação e em universidades públicas e privadas. Também trabalhou na Biblioteca Indústria do Conhecimento.

É autora dos livros ‘Rosas e Jabuticabas’, ‘Amor em quarentena’, ‘Dançando com a Menô’, ‘A menina que engolia sementes’, ‘Fruta temporã’ ‘e ‘Batom no dente’. Como escritora e produtora cultural, desenvolve também os projetos ‘Rosas e jabuticabas por aí...’ e ‘Esparramando amor, livros e poesia por aí...’.

Atualmente, trabalha na Fundação Cultural de Palmas, especificamente, na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, na Assessoria de Projetos de Leitura e Artes. 

Veja Também