Na zona rural de Palmas

Em rápida ação, Polícia Civil do Tocantins recupera trator agrícola avaliado em R$ 780 mil

07/06/2022 10h48 - Atualizado em 07/06/2022 10h50
Foto: Divulgação

A recuperação do veículo ocorreu no mesmo dia do registro da ocorrência

Um trator agrícola avaliado em R$ 780 mil foi recuperado pela Polícia Civil do Tocantins na noite desta segunda-feira, 6, em uma chácara na zona rural de Palmas. A ação foi coordenada pela 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil (CAPC), com o apoio de policiais da Central de Atendimento à Mulher (CAM- 24 horas), após o atendimento de ocorrência sobre uma possível subtração do veículo mediante estelionato.

De acordo com o delegado responsável pela ação, Vinicius Mendes, o proprietário de uma empresa especializada na venda de máquinas agrícolas procurou a 2ª CAPC-TO com a informação de que uma pessoa, passando-se por produtor rural, teria ido, há cerca um mês atrás, até o estabelecimento comercial propondo-se a comprar uma máquina agrícola a ser paga com soja, que estava em consignação a prazo em uma multinacional cerealista.

O estelionatário teria apresentado um contrato falso de compra e venda de

soja entre sua suposta fazenda e uma multinacional, afirmando que teria direito a receber supostamente, no final deste mês, importância equivalente a máquina agrícola que desejava comprar, propondo-se a passar os direitos creditícios à empresa especializada na revenda de máquinas.

Com essa proposta, a revendedora de equipamentos solicitou vasta documentação ao investigado, tendo ele apresentado toda a documentação solicitada. Ao buscar confirmação com a multinacional do crédito que o estelionatário dizia possuir, a empresa recebeu um e-mail confirmando as informações trazidas pelo falsário.

No final da manhã desta segunda-feira, o falsário, alegando pressa, solicitou a retirada da máquina agrícola afirmando que a levaria para a região de Pedro Afonso (TO). Após a retirada da máquina da empresa, um dos funcionários desconfiou do e-mail e entrou em contato com a multinacional de grãos, descobrindo que toda a documentação apresentada seria falsa e que a empresa nunca manteve qualquer relação comercial com o adquirente da máquina.

Diligências

Descobrindo a fraude, o proprietário da empresa registrou a ocorrência dos fatos e os policiais civis passaram a empreender diligências no sentido de localizar a máquina. O trator foi encontrado em uma chácara situada próximo ao setor Araras II, saída para Taquaruçu, zona rural de Palmas.

No momento da abordagem, não foi encontrado nenhum responsável na chácara . Após a localização do maquinário, a perícia criminal e papiloscópica esteve no local e realizou os procedimentos cabíveis. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na empreitada criminosa.

Durante as diligências os policiais apuraram que há cerca de dois meses, na mesma chácara, foram localizados vários bovinos que também teriam sido produto de ilícito.  

Veja Também