Em Palmas

Programa de Excelência Operacional e Qualidade em Redes e Reservatórios da BRK, recebe prêmio de Inovação da FIETO

10/06/2022 17h25 - Atualizado em 10/06/2022 17h28
Foto: SistemaFIETO

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em 47 cidades do Tocantins, foi premiada no 4º Prêmio FIETO de Inovação. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (09) em Palmas. O projeto busca minimizar o impacto aos clientes em manutenções e reparos realizados pela BRK.

Antigamente, para que a limpeza de reservatório de água fosse feita, era necessário interromper o abastecimento da cidade. A empresa adotou o uso de mergulhadores que adentram os reservatórios e realizam as limpezas das unidades.

Em 2021, foram realizadas 52 limpezas periódicas pelas equipes. Além deste trabalho nos reservatórios, a BRK inovou na limpeza das tubulações, por meio do uso de um equipamento chamado Pipeline Inspection Gauge (PIG), uma espuma densa que adentra as tubulações e realiza toda a limpeza interna das redes de água.

O engenheiro Guilherme Silvestrin esteve à frente dos projetos na concessionária, e explica que a companhia continua avançando através da inovação. “A BRK é uma empresa que incentiva e reconhece novas ideias e olhares para o setor de saneamento. A nossa equipe trabalha em busca das melhores tecnologias e recursos disponíveis no mercado para que possamos continuar levando saneamento para muito além do básico” conta.

O gerente de recursos humanos da BRK, Márcio Fachim, explica que é gratificante o reconhecimento da federação das indústrias no Estado. "Esse é um sinal de que estamos seguindo no caminho correto com a nossa missão de garantir o desenvolvimento sustentável do Tocantins, realizando um trabalho de qualidade e levando saúde para mais famílias", reforça Márcio.

Sobre a BRK

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São mais de 100 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).


  

Veja Também