Cultura, turismo e educação são áreas complementares que andam de mãos dadas para o desenvolvimento da sociedade, e os três setores foram o foco da reunião entre os secretários Tião Pinheiro (Secult), Hercy Filho (Setur), e o secretário-executivo Éder Martins Fernandes (Seduc), com o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, na manhã desta quarta-feira, 21, ocasião em que foram apresentados dados e projetos em andamento pelo Governo do Tocantins, fornecendo um panorama dos trabalhos desenvolvidos.
Na oportunidade, o secretário da Cultura Tião Pinheiro discorreu sobre o momento de fortalecimento do setor cultural nas esferas federal e estadual, com a recriação do Ministério da Cultura (MinC), pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e da Secretaria da Cultura (Secult), pelo governador Wanderlei Barbosa. Um dos dados apresentados foi o do desempenho do estado na aplicação da Lei Paulo Gustavo (LPG), colocando-se entre uma das quatro unidades federativas brasileiras que mais executaram os recursos, com um percentual de 99,75% até o momento. Trazendo um panorama sobre o atual cenário da cultura tocantinense, o gestor apontou os importantes feitos do artesanato local em feiras de alcance nacional e internacional, com artesãos comercializando seus produtos para compradores de países como Japão, China e Estados Unidos. O secretário também ressaltou a importante presença do estado no cenário da música, em projeção nacional, com artistas de diversos gêneros musicais, como Genésio Tocantins e Juraildes da Cruz, e duplas como Anavitória, Henrique e Juliano e Maiara e Maraísa. “A cultura tocantinense está em todos os lugares.
Nosso artesanato hoje está presente no Japão, na China e em outras partes do mundo. Nossa presença é forte nas feiras nacionais e prova disso é que este ano fomos um dos quatro estados brasileiros a receber um estande de 42m² na maior feira de artesanato da América Latina.
No que diz respeito à música, temos diversos artistas e duplas com projeção nacional na MPB e no sertanejo, além de compositores com músicas gravadas por nomes como Oswaldo Montenegro, entre tantos outros”, relembrou o secretário, destacando o interesse no intercâmbio cultural entre as nações.
Durante a reunião, Stefan Scholz citou pontos em comum entre Brasil e Áustria, além de sugerir diversas possibilidades para promoção de trocas culturais, reforçando que as portas da embaixada do país, em Brasília, estão sempre abertas. “Áustria e Tocantins têm muito em comum com a música folclórica”, disse o embaixador, que ressaltou a possibilidade de um intercâmbio cultural que proporcionasse a vinda de virtuosos do país para master classes no estado.
Scholz também destacou a presença austríaca no artesanato, com produções em madeira, bem como salientou outras formas de aproximação cultural. “Poderíamos contribuir com filmes austríacos, com legendas em português, para um festival internacional de cinema. Também temos duas exposições itinerantes, cada uma com um simpósio organizado por faculdades de arquitetura. A primeira do grande arquiteto e urbanista vienense, do início do Modernismo, Otto Wagner, e a segunda sobre o arquiteto austro-brasileiro Clemens Holzmeister, que construiu diversos prédios governamentais em Ankara, na Turquia”, pontuou.
Na oportunidade também foram destacados, pelo secretário Hercy Filho, os potenciais turísticos do estado, ocasião em que destacou as riquezas naturais do Tocantins, situado em uma área privilegiada de cachoeiras, praias e fervedouros, além dos investimentos realizados pelo Governo do Tocantins no setor educacional, com o Programa Fortalecimento da Educação (Profe), apresentado pelo secretário-executivo Éder Martins Fernandes. “O Tocantins é um estado muito promissor, com muitas potencialidades que podem ser exploradas, e com um povo muito receptivo”, finalizou Éder Martins.