Palmas - Tocantins
segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Segurança Pública e representantes classistas debatem ações que visam o fortalecimento da Polícia Civil

Nesta terça-feira, 27, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, recebeu representantes classistas acompanhados do deputado estadual Moisemar Marinho para tratar de demandas relacionadas à Polícia Civil.

Na ocasião, o secretário informou que é de total interesse da gestão fortalecer cada vez mais as condições de trabalho dos servidores e os direitos da categoria. “Nós, enquanto governo, temos feito o que é possível para valorizar cada vez mais a carreira da Polícia Civil. Ontem enviamos, para as Secretarias da Administração e do Planejamento, que compõem o grupo gestor do Governo, a proposta do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol) que cria o cargo de Oficial Investigador de Polícia e extingue os cargos de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia, possibilitando que os policiais nesses cargos optem pela transição e aproveitamento do novo cargo. Tenho certeza que trabalhando juntos, gestão, sindicatos, o deputado, vamos conseguir mais benefícios”, destacou.

O projeto foi apresentado na SSP/TO pelo Sinpol, tramitou nos diversos departamentos e na Polícia Civil, e depois, com as devidas justificativas, foi encaminhado para o Grupo Gestor que após apreciação enviará para a Casa Civil que fará as análises pertinentes para posterior apreciação do governador Wanderlei Barbosa. Como se trata de criação e extinção de cargos, a iniciativa da proposta de lei deve ser do chefe do Executivo.

A proposta é uma parte das alterações estaduais que são necessárias para a adequação à Lei 14.735, de 23 de novembro de 2023, que instituiu a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis. O presidente do Sinpol, Ubiratan Rebello, reforçou a importância do diálogo e do papel do sindicato na busca de melhorias. “Trouxemos as demandas que os policiais levam até nossa entidade somados a outros pleitos que visam beneficiar nossa categoria. Espero que continuemos com esse diálogo para fortalecer cada vez mais nossa instituição”, disse.

Já o deputado Moisemar Marinho parabenizou o secretário e os sindicatos pelo trabalho que tem sido desenvolvido e detalhou que, na Casa de Leis, estará sempre pronto para atuar no que for necessário para o fortalecimento da Polícia Civil. “Hoje debatemos diversas pautas importantes para a Polícia Civil, incluindo questões relacionadas à nova Lei Orgânica, progressões, indenizações, tudo para trazer benefícios para os servidores. Parabenizo o secretário e ao sindicato por todo apoio que tem sido dado nessas questões.” Também estiveram presentes à reunião Paulinho Souza, Darlan Bezerra, Heryka Simone, Hugo Teles, Adriano Borges e Darlan Sousa, do Sinpol; Marcilene Lucena, da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (FEIPOL-CON); Marco Albernaz, da Associação dos Agentes de Polícia do Tocantins (Agepol-TO) e Vladya Sousa da Associação dos Escrivães da Polícia do Estado do Tocantins (AEPTO). Ainda participaram o corregedor-geral da Polícia Civil, Wanderson Chaves de Queiroz, e o delegado-geral adjunto da PCTO, Jeter Aires.

Cidade da Polícia Durante o encontro, o secretário também destacou que tem sido desenvolvido um trabalho com foco no bem-estar e na saúde dos policiais civis. “Temos fortalecido o serviço de valorização do servidor e estamos empreendendo todos os esforços na busca de recursos para a nova Cidade da Polícia que será construída com uma estrutura que enxerga o policial como um todo, um ser que trabalha, mas que também precisa de cuidados, de atenção e de lazer”, afirmou.

A Cidade da Polícia, que será construída em Palmas, permitirá ainda uma integração entre Polícia e comunidade em geral, com espaços para esporte e cultura, além do complexo de delegacias. O projeto prevê ainda um centro de esportes, auditório central, heliponto, entre outros. O governador Wanderlei Barbosa já destinou um terreno de 120 mil metros quadrados para a construção da obra.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Palmas

Corpo é de Antônio Martins Da Silva, de 74...

Caminhonete bate em vaca solta na rodovia e deixa uma pessoa morta

Uma mulher de 39 anos morreu após a caminhonete...

Homem é assassinado a tiros e criminosos fogem

Um homem de 34 anos foi assassinado a tiros....