Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Em doze dias de fiscalização, Agência de Metrologia verifica 18 lotes de produtos pré-medidos e encontra irregularidades na pesagem

Ação nas cidades de Colinas e Guaraí teve a finalidade de verificar se os produtos estavam dentro das normas estabelecidas por lei e aptos à comercialização

A equipe técnica da área de Pré-Medidos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, esteve em trabalho de campo nas cidades de Colinas do Tocantins e Guaraí.

A ação aconteceu de 08 a 19 de abril, com visitas técnicas fiscalizatórias em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas nas cidades. No período foram fiscalizados produtos pré-medidos, ou seja, aqueles que são embalados sem a presença do consumidor e que são a maioria (cerca de 85%) das mercadorias disponíveis nas gôndolas dos supermercados e mercados de bairro.

Durante a ação, a equipe técnica da Agência de Metrologia fiscalizou 18 lotes de produtos, dentre eles, muitos que fazem parte da cesta básica: arroz, feijão, farináceos, café, entre outros. Primeiramente, os técnicos pesam o produto para verificar se o peso informado na embalagem estava condizente com o conteúdo contido no recipiente. No caso de divergência, são recolhidos para posterior análise laboratorial na AEM, após o trâmite processual legal.

Nesta ação foram identificadas previamente 14 prévias de reprovação, o que significa divergência de peso. Neste caso, os produtos foram recolhidos e serão analisados.

Próxima etapa

Para os ensaios laboratoriais, as amostras são selecionadas de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.

Os ensaios metrológicos serão realizados nos laboratórios da Agência de Metrologia e posteriormente os resultados serão divulgados, após todo o trâmite processual legal.

O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior destaca que “as operações pontuais realizadas na pasta, visam averiguar se as mercadorias estão em conformidade com a legislação”, reforça o gestor da AEM.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...