Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Governador Wanderlei celebra os 35 anos do Ruraltins com entrega de 400 computadores e anuncia benefício aos extensionistas do órgão

Chefe do Executivo estadual anunciou a Indenização por Sujeição ao Trabalho de Assistência Técnica Rural, aos extensionistas do Ruraltins, no valor de R$ 800

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, celebrou os 35 anos de implantação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) nesta quinta-feira, 25, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com a entrega simbólica de 400 computadores, além do anúncio da Indenização por Sujeição ao Trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Istater), no valor de R$ 800, para os extensionistas do órgão.

“Essa indenização representa a valorização dos profissionais que se dedicam ao serviço do desenvolvimento rural no nosso estado. Também estamos destinando esses 400 computadores para capacitar ainda mais os servidores e expandir a capacidade de atendimento do Ruraltins aos nossos produtores”, salientou o governador Wanderlei Barbosa. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também lançou a Feira da Colheita, que vai contemplar sete municípios tocantinenses e terá a sua primeira edição em Santa Rosa, no próximo mês de maio.

O Ruraltins foi criado em 21 de abril de 1989, por meio da Lei nº 20/89, com o desafio, inicialmente, de cuidar da assistência técnica e extensão rural, sanidade animal e vegetal, e pesquisas agropecuárias. Ao longo de sua existência, o órgão tem desenvolvido um trabalho fundamental para as famílias rurais, principalmente junto aos agricultores familiares, quilombolas, indígenas e pescadores, buscando viabilizar condições para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

O vice-governador Laurez Moreira, que também participou da solenidade, ressaltou que o Tocantins é um estado essencialmente agrícola e o Ruraltins, neste contexto, constitui um dos órgãos mais importantes. “O Ruraltins é um dos órgãos mais importantes para a economia, porque é ele que orienta tecnicamente o nosso produtor, que facilita o desenvolvimento e o governador Wanderlei Barbosa tem procurado equipar o órgão e levar benefícios para auxiliar o trabalho dos profissionais”, pontuou.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a comemoração dos 35 anos do Ruraltins como importante, pelo que o órgão representa no estado. “A assistência técnica e a extensão rural feita no Tocantins, 90% passa pelo Ruraltins. Nesse momento de celebração tivemos vários eixos beneficiados, como lançamento das feiras, que promovem o fortalecimento do produtor; entrega dos computadores, que vão beneficiar todas as superintendências do órgão no estado e o lançamento da indenização por sujeição ao trabalho de assistência técnica e extensão rural”, frisou o gestor.

O supervisor do Ruraltins em Porto Nacional, Régis Aires, que está há dez anos no órgão, avaliou o momento como histórico e agradeceu ao governador Wanderlei Barbosa pelo apoio dedicado. “São 35 anos de vitórias, que colocam o Tocantins como referência na agricultura”, enfatizou.

O supervisor do órgão em Paraíso do Tocantins, Silvio Alencar, comemorou os benefícios anunciados. “E para melhorar ainda mais a nossa prestação de serviços, estamos recebendo os computadores e o anúncio desse benefício financeiro, que vai ajudar muito os servidores. O nosso governador tem sido um excelente parceiro do Ruraltins”, finalizou.

A produtora rural e membro da Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza 1, Raquel Pinheiro, declarou que a Feira da Colheita é uma iniciativa importante, porque é onde o agricultor tem a possibilidade de mostrar e comercializar o que produziu. “A comercialização é um dos gargalos que o produtor familiar enfrenta. Então, vai incentivar o agricultor a produzir, porque ele sabe que tem uma feira para ele fazer, que tem o mercado e, além do mais, ele vai gerar renda para melhorar a qualidade de vida da família”, comemorou a produtora.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...