Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Nova lei prevê combate ao racismo em eventos esportivos no município de Palmas

A Lei N.º 3.170, sancionada pelo prefeito Eduardo Siqueira e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última segunda-feira, 20, estabelece medidas para combater o racismo nos eventos esportivos de Palmas. A proposição foi apresentada pela atual secretária Municipal da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, enquanto vereadora da Capital.

A legislação determina que todos os campeonatos esportivos municipais realizem campanhas de combate ao racismo, com o objetivo de enfrentar atitudes discriminatórias, preconceituosas e racistas. “Nossa intenção é incentivar uma cultura de promoção da igualdade racial, respeito à diversidade e valorização da cultura afro-brasileira”, destacou a autora da lei.

A nova legislação prevê que, durante os campeonatos municipais, sejam realizadas ações de conscientização e sensibilização, como a divulgação de mensagens educativas, palestras, seminários e debates sobre o tema, envolvendo atletas, treinadores, dirigentes esportivos, torcedores e a comunidade em geral. Também será promovida a distribuição de materiais educativos, como cartilhas, panfletos e outros recursos de comunicação, com informações sobre a história da luta contra o racismo e a importância do respeito às diferenças raciais, entre outras iniciativas.

Para o secretário Extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo Azevedo, é fundamental que o combate ao racismo e à intolerância faça parte da rotina da comunidade, e que ações como as previstas nesta lei sejam realizadas.

“Enfrentar o racismo e a intolerância é uma obrigação legal e uma responsabilidade moral e social que deve estar entre nossas maiores prioridades. O esporte, que é um espaço de união e inclusão, infelizmente ainda testemunha atos desse tipo. O caso do jogador brasileiro Vini Júnior, alvo de repetidos ataques racistas, é um triste exemplo de como esse crime persiste, mesmo nos maiores palcos esportivos. Trabalhar para transformar esse cenário e garantir o respeito e a igualdade é uma necessidade urgente e inadiável. Com certeza essa lei será muito importante para a nossa cidade”.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...