Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Governo do Tocantins divulga 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio que aponta nível dos principais rios do estado

Boletim fornece uma análise detalhada do monitoramento climático, níveis hídricos nas bacias hidrográficas e a distribuição dos incêndios referente ao período de 16 a 22 de janeiro

O 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio, divulgado nesta quinta-feira, 23, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), referente ao período de 16 a 22 de janeiro, aponta uma redução no nível das águas dos rios do estado em comparação ao período de 09 a 11 deste mês.

O Rio Paranã apresenta 6,49 metros, frente aos 7,59 metros da última semana. O Rio Palmas aparece em seguida, com 4,18 metros, contra os 5,51 metros da semana anterior. O Rio Manuel Alves da Natividade está com 1,79 metro, contra 2,94 metros do mesmo período, .

 Em relação às condições meteorológicas, o boletim detalha as precipitações e a umidade relativa do ar no Tocantins.Na região Norte, a precipitação foi de 46,4 mm, bem abaixo da semana anterior, que atingiu 117,0 mm, com umidade relativa de 88%. Na região Central, as chuvas também ficaram bem abaixo do período anterior, registrando 35,6 mm contra 120,3 mm passados. Já na região Sul, a precipitação foi de 49,8 mm, também abaixo do período anterior, que foi de 75,2 mm, com temperatura de 24,7°C e umidade relativa de 85%.

O boletim aponta ainda que foram registrados 12 focos de queimadas distribuídos por nove municípios, apesar das chuvas que caem no estado. Já a qualidade do ar continua sendo considerada boa, com base nas medições de material particulado (MP 2,5), registrando 1,59 micrograma por metro cúbido (µg/m)³.

Esses dados foram coletados pela estação de monitoramento instalada na Procuradoria-Geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas, e estão dentro dos parâmetros do Guia Técnico para o Monitoramento e Avaliação da Qualidade do Ar, do Ministério do Meio Ambiente.

Elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), vinculado à Semarh, o boletim fornece uma análise detalhada do monitoramento climático, níveis hídricos nas bacias hidrográficas do estado e a distribuição dos incêndios em áreas privadas, públicas estaduais e federais.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...