Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Agência de Metrologia inicia verificação anual periódica de taxímetros, em Palmas

Permissionários podem procurar o órgão para instalação do Selo de Conformidade 2025, que é obrigatório para a atuação profissional

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), já está recebendo os permissionários de veículos de táxi em Palmas, para a Verificação Anual Periódica dos Taxímetros e a instalação do Selo de Conformidade para o exercício de 2025, de forma voluntária.

Para atuação profissional, é obrigatório que os taxistas estejam com a documentação e o veículo de acordo com o que determina a legislação. Para isso, os técnicos da AEM realizam os ensaios metrológicos de verificação, avaliam o estado geral do carro e instalam o lacre, que assegura que o veículo passou por todas as avaliações necessárias.

“Para a atuação profissional, é obrigatório que os permissionários apresentem o veículo para verificação do taxímetro e mantenham a documentação e o táxi de acordo com a legislação”, pontua a presidente em exercício da AEM, Débora Vasconcelos.

Verificação 

Os técnicos da Agência de Metrologia realizam ensaios metrológicos de verificação, em que avaliam o estado geral do carro e instalam o lacre, que assegura que o veículo passou por todas as avaliações necessárias. São verificados os registros do valor da corrida e analisados se estão em conformidade com a distância percorrida.

Para isso, os fiscais realizam um percurso com uma distância já definida pela legislação do Inmetro. Durante a verificação, é instalado um cronômetro na pista de ensaio e medidas as verificações necessárias. Além disso, também são observadas as condições gerais do veículo, como o aro e o estado dos pneus, e toda a documentação referente ao exercício anterior. Para transitarem, os táxis devem estar com o taxímetro lacrado e com o selo de verificação do Inmetro.

Fiscalização 

A Verificação Anual Periódica dos Taxímetros é importante para assegurar a legalidade nas relações de consumo e é benéfica para permissionários e usuários. Para o passageiro, a verificação garante a veracidade do valor que está sendo cobrado no taxímetro; e, para o taxista, elimina o uso de tabelas de preços, assegurando maior confiança no serviço prestado.

Para que o táxi funcione na legalidade, os permissionários devem procurar a sede da AEM em Palmas, que fica na Quadra 602 Sul – Avenida Teotônio Segurado, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...