O Tribunal do Júri de Gurupi decidiu condenar Diones Soares da Silva, de 38 anos, pelo homicídio a tiros do vendedor Adão Alves Mota, em Gurupi. O crime ocorreu no dia 16/10/2023, em frente à Prefeitura de Gurupi. Socorrida, a vítima morreu no dia 1º de novembro de 2023 no Hospital Geral de Palmas.
Conforme o processo, os dois fizeram negócio com um veículo que acabou malsucedido após os veículos apresentarem problemas mecânicos e os dois não se entenderam sobre os custos do conserto.
A sessão de julgamento ocorreu na segunda-feira (31/3) na abertura da 3ª Temporada do Tribunal do Júri de Gurupi, das 8h30 às 19h56, quando foi publicada a sentença no salão nobre do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Gurupi.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu que a vítima Adão Alves Mota foi alvo de disparos de arma de fogo que lhe causaram a morte e o acusado Diones Soares da Silva como autor dos tiros.
Ao decidir pela condenação do réu, o Conselho de Sentença também reconheceu que o crime foi praticado por motivo torpe, em razão de um negócio malsucedido envolvendo um veículo e com recurso que dificultou a defesa da vítima que foi pega de surpresa.
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna fixou a pena em 19 anos e 3 meses de reclusão, em regime fechado, e manteve a prisão preventiva do réu. “O acusado responde a este processo preso, e os motivos da prisão preventiva estão fortalecidos com a condenação pelo Conselho de Sentença”, decretou o juiz, que também fixou o pagamento de R$ 100 mil como indenização por danos morais do réu para os herdeiros da vítima.
Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.