Palmas - Tocantins
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Governador Wanderlei encaminha à Assembleia, em regime de urgência, Projeto de Lei que propõe isenção do IPVA para veículos elétricos

O projeto também prevê a atualização dos valores das Taxas de Serviços de Bombeiros (TSB), que estão congelados desde 2010

 O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 23/2024, que propõe a atualização do Anexo VII da Lei Estadual nº 1.287/2001. A iniciativa visa promover avanços na política ambiental e na eficiência da administração pública estadual.

Entre as principais mudanças, o projeto estabelece a isenção do IPVA para veículos elétricos adquiridos em concessionárias tocantinenses até o final de 2026. A medida busca fomentar o uso de tecnologias sustentáveis, alinhando o Estado aos compromissos do Brasil no Acordo de Paris, e ao mesmo tempo estimular a economia local.

“A proposta incentiva o mercado de veículos elétricos, reduzindo emissões de gases poluentes e fortalecendo concessionárias locais, o que pode gerar emprego e renda no Tocantins”, destacou o Governador na mensagem enviada ao Legislativo.

A pauta já vinha sendo trabalhada há mais de um ano com os empresários do setor, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis por sua relevância tanto para a agenda ambiental quanto para a economia. Marcello Lelis explicou que os clientes estavam adquirindo os veículos em estados vizinhos, como Brasília, que já oferecem o incentivo.

“O governador se sensibilizou ao analisar essa matéria sob os dois ângulos e decidiu encaminhá-la para a Assembleia, o que representa uma vitória para todos nós”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.

Atualização TSB

O projeto também prevê a atualização dos valores das Taxas de Serviços de Bombeiros (TSB), que estão congelados desde 2010. Segundo a justificativa apresentada, a revisão é necessária para cobrir os custos reais de serviços essenciais, como vistorias, cursos e análises de projetos, além de aliviar o impacto financeiro sobre o Tesouro Estadual. “A adequação dos valores equipara o Tocantins aos demais estados, garantindo a sustentabilidade das ações do Corpo de Bombeiros Militar”, pontuou a proposta.

O Governador solicitou regime de urgência para a tramitação do projeto, ressaltando a relevância das mudanças para a preservação ambiental, segurança pública e equilíbrio fiscal do Estado.

A matéria será agora analisada pelos deputados estaduais, com expectativa de votação ainda este ano.

COMPARTILHE JÁ:

Popular

Outras Notícias
Relacionado

Sessão Especial dá início ao ano legislativo na Aleto

Nesta terça-feira, dia 04, a Assembleia Legislativa do Tocantins...

Amélio Cayres defende harmonia entre os poderes em sessão de posse no TJTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio...

Presidente do STF mantém com ministro Nunes Marques investigação sobre desvios em emendas na Bahia

Polícia Federal havia pedido que relatoria da Operação Overclean...