Por 12 votos x 11, o vereador Marilon Barbosa (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Palmas para o biênio 25/26, na tarde desta quarta-feira, 01.
Vereador Folha recebeu 11 votos.
Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Márcio Reis, eleito com a maior votação da capital.
Após a vitória, o novo presidente afirmou que o trabalho de sua gestão será voltado para o progresso da cidade. “A Câmara vai voltar a ter voz, ela vai ser democrática, vai ser aberta. Aberta para a nossa população, para os vereadores e para os funcionários. Vamos trabalhar com esse intuito de fazer dessa Câmara uma Câmara independente, uma Câmara responsável e uma Câmara, acima de tudo, respeitada”, afirmou.
O vereador do Republicanos de primeiro mandato Vinicius Pires foi eleito para a terceira secretaria da mesa diretora da casa de leis municipal.
A posse dos novos vereadores e a eleição da Mesa Diretora marcam o início de um novo ciclo político em Palmas. Após o pleito, a Câmara segue com os atos oficiais de posse do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e do vice-prefeito Pastor Carlos Velozo (Agir).
Marilon Barbosa Castro
O vereador é natural de Porto Nacional, filho do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa Sales. Casado com Elionice Lima Castro, possui quatro filhos e é irmão do Governador do Tocantins e Presidente Estadual do Partido Republicanos, Wanderlei Barbosa. Em 2018, o vereador Marilon Barbosa foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Palmas para o biênio 2019–2020, acumulando experiência no legislativo, agora pelo 4º mandato. Eleito pela primeira vez em 2012, reeleito em 2016, 2020 e 2024.
Veja como ficou a composição da Mesa Diretora no vídeo abaixo: